Tocantins

Em visita institucional à DPE-TO, Governador e Secretário estadual da Saúde falam sobre gestão

  • Publicado em 24/Jul/2018 às 22h16 ( atualizado às 22h17).

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e o secretário estadual da Saúde, Renato Jayme, estiveram nesta segunda-feira, 23, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, para uma visita institucional. Conforme o Governador, conhecer de perto a atuação da Defensoria também foi um dos objetivos da reunião.

Carlesse e Renato Jayme foram recebidos pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, e pela subdefensora pública-geral, Estelamaris Postal, em uma reunião que contou, ainda, com a participação de membros da classe especial da DPE-TO.

Gestão eficiente, ações de economicidade e a desburocratização e informatização de sistemas foram os principais temas abordados. O orçamento destinado à Instituição também esteve na pauta, tendo em vista que a DPE-TO tem nove diretorias regionais no Estado e o menor recurso para manutenção de suas atividades, que são fundamentais para que os cidadãos em todos os municípios do Tocantins tenham acesso à Justiça.

Ao falar de gestão eficiente, o Defensor Público-Geral exemplificou a importância do aproveitamento de talentos no quadro de servidores ao dizer que a maioria dos sistemas utilizados na DPE-TO foi desenvolvida por profissionais da diretoria de Tecnologia da Informação. Com isso, a Instituição dispensou a necessidade de contratação de desenvolvedores e de serviços para manutenção dos referidos sistemas.

Ainda sobre gestão, Murilo da Costa Machado também citou que processos recentes da Defensoria relacionados à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) foram resolvidos de forma célere e dentro das normas da administração pública, o que para ele é um ponto positivo a ser destacado na relação institucional entre DPE-TO e o governo do Estado.

Saúde
Renato Jayme ressaltou ações do governo do Estado para a área da saúde, afirmando que medidas foram tomadas para agilizar e prestar atendimentos que não estavam sendo feitos.

Conforme o Secretário estadual da Saúde, não há mais pacientes nos corredores do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que, segundo ele, seria um reflexo do compromisso da gestão estadual.

O Governador, por sua vez, disse que sua gestão está focada em resolver os problemas na área da Saúde.

Participação
Além do Defensor Público-Geral e da Subdefensora Pública-Geral no Tocantins, a reunião contou com a participação do superintendente de defensores públicos, Fábio Monteiro, do diretor da Regional Palmas da DPE-TO, Leonardo Coelho, das defensoras públicas da classe especial Arassônia Maria Figueiras, Adriana Camilo dos Santos e Mary de Fátima Ferreira de Paula, e do defensor público da classe especial José Marcos Mussulini.

Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO