Tocantins

Secretaria de Saúde oferece serviço de fisioterapia gratuito à população de Estrela do Norte

Pacientes elogiam atendimentos realizados na Unidade de Fisioterapia. A atenção e dedicação da fisioterapeuta, os resultados do tratamento e a variedade de equipamentos e aparelhos, são os itens que mais chamam a atenção dos pacientes.

  • Publicado em 10/Mar/2019 às 18h12 ( atualizado às 19h00).



O lavrador Divino Vieira da Silva elogiou o tratamento recebido na Unidade de Fisioterapia de Estrela do Norte depois de ter sido atendido imediatamente por se tratar de um caso de urgência. "Quando fiz a consulta com a médica, no outro dia já estava aqui sendo atendido pela fisioterapeuta”, comentou.

Por Claudemir Brito
Especial para a TV Destak/GO

Em Estrela do Norte dezenas de pacientes são atendidos de forma gratuita na Unidade de fisioterapia municipal, localizado no centro da cidade. Os atendimentos são divididos em três áreas: domiciliar, consultório e hospitalar.

Segundo a fisioterapeuta Hetiene Fernandes Faria, são oferecidos serviços em todas as áreas da fisioterapia inclusive para casos raros. “Temos casos raros em nossa cidade onde é dada toda a assistência necessária. Na área neurológica temos pacientes com esclerose lateral amiotrófica, acidente vascular cerebral e encefálico, síndrome de Guillain Barré, traumatismo raquimedular e esclerose múltipla”, explicou.

No ano de 2017, segundo Hetiene, foram realizados cerca de 58 atendimentos, cada pedido de fisioterapia com dez sessões, em caso pós-operatório existem casos de até vinte sessões. No ano de 2018 foram realizados setenta e seis atendimentos. E em 2019, até o momento, onze atendimentos finalizados e vinte e dois em andamento.

Com hérnia de disco, o lavrador Divino Vieira da Silva disse que no terceiro dia de fisioterapia já sentiu uma melhora, elogiou o atendimento recebido e disse que não teria condições de realizar esse tipo de tratamento em uma clínica particular. “Se fosse para buscar tratamento particular eu não teria condições. Estão ajudando a minha saúde e também na parte financeira. Quando fiz a consulta com a médica no outro dia eu já estava aqui sendo atendido pela fisioterapeuta”, comentou.





O trabalho realizado pela fisioterapeuta Hetiene Fernandes Faria (foto) é elogiado pelos pacientes. “A minha esposa me trouxe aqui. Estou sentindo uma melhora muito grande. Me tratam muito bem”, disse o gerente de fazenda Júlio Francisco dos Reis, que procurou o tratamento após sentir dores na coluna.

Com dores na coluna, o gerente de fazenda Júlio Francisco dos Reis, disse que ficou sabendo da qualidade do atendimento através da esposa, que também recebeu atendimento na unidade de fisioterapia. “A minha esposa me trouxe aqui. Estou sentindo uma melhora muito grande. Me tratam muito bem”, disse.

O tratamento pela prefeitura municipal de Estrela do Norte necessita antes de uma avaliação médica e encaminhamento do mesmo. São realizadas 10 sessões por pedido médico. Exceto casos graves.

O tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgia ou traumas ósseos e musculares. Isso ocorre porque a fisioterapia ajuda a recuperar a função dos membros lesados e o movimento. Mas, além do poder de reabilitação, a fisioterapia proporciona bem-estar físico geral e vida mais saudável e ajuda a prevenir lesões. "A fisioterapia é mais que uma prática para aqueles que precisam recuperar movimentos ou tratar algum problema musculoesquelético. A atividade pode ser uma forma de se exercitar e manter a saúde", reforça a fisioterapeuta do município.



É a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida. O seu principal interesse e objetivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das áreas da promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação da saúde. "A fisioterapia pode auxiliar no fortalecimento da musculatura, diminuição de dores e, mais do que isso, auxiliar na condição de postura promovendo maior qualidade de vida", completa a fisioterapeuta Hetiene Fernandes Faria.

A Unidade de Fisioterapia de Estrela do Norte possui eletroterapia usada para tratamento de dor, uma sala de fisioterapia para realizar os exercícios de reabilitação, aparelhos para ortopedia, neurologia e também fisioterapia respiratória adulto e criança.