Tocantins

Secretária apresenta ações realizadas pela Assistência Social de Figueirópolis

  • Publicado em 13/Mar/2019 às 16h17 ( atualizado às 17h10).



Secretária Ruth Campos (dir) realiza uma gestão que se tornou referência na região sul do Tocantins.

A atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos devem respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.

Em Figueirópolis, a Secretaria Municipal (SEMAS) presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); e, no caso do apoio, orientação e acompanhamento à situação de ameaça ou violação de direitos, este se realiza por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A SEMAS executa, hoje, a gestão plena na Assistência Social e já está estruturada de acordo com as novas classificações de programas e serviços da Política Nacional de Assistência Social, ao organizar a área finalística :



Foram desenvolvidas diversas ações, que visam potencializar ás Famílias, tornando-as protagonistas da sua própria história.. As ações desenvolvidas contaram com a participação do Centro de Referência de Assistência Social, através dos usuários que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Serviço de Proteção Integral à Família – PAIF- e CREAS- Referência de Referência Especializado de Assistência Social.

Algumas dessas ações e mobilizações foram em parceria com outras políticas e outros setores, outras, foram promovidas, pela própria Proteção Básica atrelada a Secretaria de Assistência Social.

Assim, o principio básico para todas as ações e projetos executados é; prover proteção social para a população em situação de risco e vulnerabilidade, acompanhá-la em programas de inclusão social e promover a sua emancipação, por meio dos projetos estratégicos. E através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); apoiar os cidadãos que tiveram seus direitos violados, através do PAEFI- Programa de Atenção Especializado á Família e indivíduo.

FESTA NATALINA: NATAL DE AMOR; para Crianças, Adolescentes e Pessoa Idosa: Promovido pela Secretaria de Assistência Social, teve como objetivo resgatar o verdadeiro sentido do Natal, a confraternização e a convivência entre os idosos que participam do Projeto Idoso Cidadão;

OFICINA DE ARTE para a Pessoa Idosa: Promovido pela Secretaria de Assistência Social, teve como objetivo trabalhar aptidões e habilidades das pessoas com mais de 60 anos para que seja possível desenvolver artes manuais e visuais e também a criatividade;

GINCANA do SCFV: Promovido também pela Secretaria de Assistência Social, realizado na Quadra Poliesportiva Henrique Severino de Oliveira e teve como objetivo oportunizar momentos de lazer, integração e socialização através de atividades esportivas e lúdicas aos usuários dos Serviços de Convivência do Centro de Referência da Assistência Social;



CAPOEIRA: Tem como finalidade promover a socialização, atividade física, bem como trabalhar as questões de ética, respeito e amor ao próximo;

 AULA DE MUSICA; CANTO/ VIOLÃO: tem por objetivo “Estimular a formação integral de crianças e adolescentes”, utilizando a música como uma estratégia e ferramenta educativa. A oficina de Iniciação musical favorece um despertar para o interesse e o gosto pela música;

PÁSCOA DO SCFV: “Páscoa Significativa”. Teve como objetivo despertar o verdadeiro sentido da Páscoa entre as Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

COMEMORAÇÃO DO SETE DE SETEMBRO: Participação de todos os usuários dos programas sociais juntamente com a rede municipal de ensino e teve como objetivo comemorar a Independência do Brasil e proporcionar a integração e fortalecimento da rede socioassistencial;

CAMPANHA CONTRA O USO DE DROGAS: O projeto tem como foco de suas reflexões a conscientização e prevenção sobre o uso de todos os tipos de drogas. Foi desenvolvido em parceria com as escolas do município e SCFV.

 OFICINAS DE ARTESANATOS E OUTRA: Tem por objetivos - servir como espaços de produção, reconstrução, manejo de subjetividade e inserção sócio cultural. Propõe técnicas de artesanato que propicia habilidade motora, percepção, desenvolvimento da criatividade, contato com diferentes culturas.

DIA DA CRIANÇA: “Criança Feliz, Família Feliz” O principal foco de comemorar esta data é proporcionar a criança um momento de socialização, interação com o outro, para se trabalhar o respeito, o amor ao próximo, bem como proporcionar lazer e alegria ás crianças em situação de vulnerabilidade e risco social.

 OFICINA DE ESPORTE E LAZER: Principal foco é oportunizar a atividade física ás crianças e adolescente do SCFV. Contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida.

 FESTA EM COMEMORAÇÃO DIAS DAS MÃES/PAIS/IDOSOS: Com a finalidade de promover a unidade familiar, bem como fortalecer os vínculos maternais, paternais e realizar um projeto com os idosos, crianças, adolescentes e demais participantes do SCFV.