Tocantins

Prefeito Wagner da Cerâmica transforma realidade da Saúde em Estrela do Norte

Secretaria de Saúde reestrutura serviços para humanizar atendimentos.

  • Publicado em 22/Mar/2019 às 00h00 ( atualizado às 00h52).



O atendimento aos usuários do SUS em Estrela do Norte passou por reestruturação para oferecer melhores serviços na atenção à saúde.

Por Claudemir Brito
Da redação

Quem precisou de atendimento no Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus e UBS José da Silva, nos últimos dois anos, já deve ter percebido um atendimento diferenciado. O atual prefeito, Wagner da Cerâmica (PSDB) acredita que a humanização e acolhimento aos pacientes que procuram as unidades de saúde é prioridade, e por isso vem realizando vários investimentos para garantir que a população seja sempre bem atendida.

A administração municipal tem dado suporte necessário, para que a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde esteja sempre investindo na área da saúde em todo o município.

O acolhimento, acompanhamento com profissionais tem feito a diferença tanto para o paciente, bem como para quem o acompanha. Desde que assumiu a pasta da Saúde, a secretária Rosa Cândida propôs uma gestão humanizada, vislumbrou que a infraestrutura seria parte fundamental em todo o processo. Assim passou a trabalhar com todos que integram a secretaria de saúde, a consciência de que “humanizar” faz parte do cotidiano de cada profissional, que milita na área da saúde.



O prefeito Wagner da Cerâmica (PSDB) deu total apoio para a implantação das melhorias na saúde. Comunidade agora é bem atendida. 

CIAC
No prédio onde hoje funciona o CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão reúne além da Secretaria de Saúde, a farmácia básica, sede da vigilância Sanitária, os agentes de endemias, e conta também com uma sala onde são realizadas palestras, conferências, e o conecta SUS, onde é possível realizar vídeo conferencias com a Secretaria Estadual de Saúde, e com outros municípios.

Na sede do CIAC funciona também a central de regulação, que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas e neurológicas. “Através dessa regulação temos conseguido muitos atendimentos de alto custo para nossa população”, comentou a secretária de Saúde Rosa Cândida.

Farmácia básica
Em pouco mais de dois anos, desde sua revitalização, a Farmácia Básica de Estrela do Norte vem atendendo de 40 a 50 pacientes por dia. Além dos fornecimentos de medicamentos, também é feito o recadastramento de pacientes que necessitam pegar medicação de alto custo na Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, em Goiânia.



A nova Farmácia Básica Municipal agora atende as demandas da comunidade por medicamentos e atende em média cerca de 40 a 50 pessoas dia. 

Nasf
Seguindo a determinação do prefeito Wagner da Cerâmica para o fortalecimento da rede municipal de saúde, o serviço de atenção Básica foi reforçado com o trabalho da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) tem atuação de destaque nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. São ações voltadas às áreas de consultas, prática corporal, visita domiciliar e atividades educativas.








Exames, visitas domicilares feitas pelos agentes de saúde, e frota de veiculos para transporte de pacientes até Porangatu e Goiânia se tornou uma realidade em Estrela do Norte.



Comunidade tem acesso ao tratamento odontológico gratuito. 





Equipe de profissionais fazem da saúde pública de Estrela do Norte referência na região Norte de Goiás. 



Na sede do CIAC funciona também a central de regulação que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas e neurológicas.