Cidades

Prefeitura de Santa Tereza de Goiás realiza plantio de várias espécies de árvores nativas

Ação importante de preservação foi concluída durante a Semana do Meio Ambiente em Santa Tereza

  • Publicado em 13/Jun/2019 às 14h37 ( atualizado às 19h31).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Santa Tereza de Goiás finalizou na última quarta-feira (5), nas dependências da Escola Municipal Flor do Norte, no Povoado Serra de Campo, o Projeto Viva o Verde. A ação que consiste no plantio de árvores nativas do mioma do Cerrado é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem a participação efetiva da engenheira ambiental Maristela.

Foram plantadas no pátio da escola Flor do Norte diversas mudas de espécies variadas, como ipês, angico e aroeira. De acordo com os coordenadores do Projeto, esta atividade teve o intuito de trabalhar a educação ambiental dos estudantes da Rede Pública Municipal e assim garantir a formação de cidadãos mais conscientes.
O momento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas: o vice-prefeito Mariozan Lemes da Silva e esposa dele Luzimar; a secretária de Educação, Leir Alves Alvarenga Gonçalves; a Engenheira Ambiental Maristela; a diretora Delacy Maria de Oliveira e o diretor de secretarias Deusdete Mendes. "É fundamental a participação das autoridades neste evento tão importante para a comunidade do Povoado Serra de Campo e principalmente para os alunos da Escola Municipal Flor do Norte", ressaltou a diretora Delacy.

O Projeto Ambiental "Viva o Verde" teve início no dia 29 de maio. Durante este período as atividades voltadas para as questões visando à conscientização da preservação do Meio Ambiente se tornaram constantes na programação da instituição de ensino. Os professores trabalharam de forma lúdica textos e brincadeiras no decorrer da última semana, no sentido de atingir as expectativas referentes ao projeto. Além disso, no decorrer da ação os professores ministraram oficinas pedagógicas alusivas ao tema, que tornando assim o projeto ainda mais atrativo, por meio da aprendizagem significativa.

"Este momento do plantio de mudas de árvores nativas do cerrado é de vital importância, pois envolve os alunos gerando este processo de conscientização", explicou a secretária de Educação, Leir Alves Alvarenga.

Logo depois de auxiliarem aos educadores no plantio de árvores nativas, os estudantes da Escola Municipal Flor do Norte promoveram um momento cultural e pedagógico, onde eles demonstraram as habilidades desenvolvidas no decorrer do projeto, sob a temática da Preservação do Meio Ambiente.
A engenheira Maristela destacou durante as apresentações a importância do cuidado que se deve ter com a natureza. Concluindo a ação, ela entregou um Kit Coleta Seletiva para a escola.

A programação fez parte da agenda de ações da Semana do Meio Ambiente. Segundo a secretária de Educação, a Escola Municipal Flor do Norte já desenvolve o trabalho ambiental há vários anos, tendo em vista que a instituição educacional está inserida neste importante Projeto Político Pedagógico.
 






Fonte: Diário do Norte