Política
Cariri ganha destaque em investimentos na educação e fica em 9° lugar no estado“Realmente nós fizemos muito esforço para que a educação da nossa cidade ficasse bem alinhada, atendendo assim todas as crianças e funcionários do nosso município. Fiquei muito feliz com o resultado e faremos de tudo para que tudo permaneça assim”. Afirma o Prefeito, Júnior Marajó.
Segundo dados do SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação) de 2018, Cariri se destaca em 9° lugar no quesito investimento, foram analisados 123 munícipios no estado do Tocantins.
O investimento da educação é uma prioridade para todo município e Cariri sempre direcionou sua atenção para essa área, reconhecimento desse trabalho o SIOPE lançou uma pesquisa que aponta Cariri em 9° lugar no estado do Tocantins, resultado de boa aplicação das verba e zelo com o dinheiro público.
Os dados devem apontar o mínimo de 25% dos recursos de impostos e transferências constitucionais que devem ser aplicados anualmente pelos Municípios na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Cariri obteve 33,33% através de recursos próprios da prefeitura e verbas federais.
Esses valores foram fundamentais para a realização de algumas obras e capacitações, tais como, a nova sala de informática da escola, novos imobiliários, ativação da creche, reforma da escola, transporte, novos uniformes, formações continuadas e valorização profissional.
“Realmente nós fizemos muito esforço para que a educação da nossa cidade ficasse bem alinhada, atendendo assim todas as crianças e funcionários do nosso município. Fiquei muito feliz com o resultado e faremos de tudo para que tudo permaneça assim”. Afirma o Prefeito, Júnior Marajó.
Lembrando que, os dados apresentados são referentes ao ano de 2018. Já em 2019, 32% foi investido só nesse primeiro semestre, ou seja, não houve diminuição e sim um aumento além do garantido por lei (25%).
“Depois do último Fórum realizado para os municípios prioritários, foram dadas várias dicas e nós adotamos essa linha de organização, juntamos a teoria com a prática e tudo aconteceu perfeitamente, felizmente adquirimos bons resultados e melhoramos nossos índices no IDEB e como um todo no nosso município” Conclui e Sec. De Educação, Solange Santana.
Fonte: Ascom
Essa foi a maior produção trimestral do item desde 1987 segundo o IBGE
Determinação foi do presidente Jair Bolsonaro