Cidades

Filhote de gato-do-mato é resgatado em Porangatu

Animal de aproximadamente 45 dias estava perdido em uma estrada vicinal e foi levado para atendimento em uma cínica veterinária.

  • Publicado em 12/Ago/2019 às 21h50 ( atualizado às 21h53).

Um filhote de gato-do-mato foi resgatado após ficar perdido em uma estrada vicinal de Porangatu, no norte de Goiás. O animal silvestre não estava ferido e foi localizado por um homem que acionou o Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (12).

Após o resgate, os bombeiros encaminharam o animal, que é macho, para uma clínica veterinária da cidade onde recebeu os primeiros cuidados.

De acordo com o veterinário Sebastião José de Carvalho Júnior o filhote deve ter cerca de 45 dias e deve ter se perdido ou abandonado pela mãe que geralmente tem mais de um filhote.

Inicialmente os bombeiros acreditavam ser um filhote de jaguatirica, mas em contato com um profissional do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia, o veterinário teve a confirmação que se trata de um Leopardus tigrinus, conhecido popularmente como gato do mato.

“O filhote está bem. Já tem os dentinhos bem grandes. Acredito que ele já tenha uns 45 dias e está se alimentando direitinho. Ele está comendo sachê de comida para gato”, contou Sebastião.

Ainda segundo o veterinário, ele nunca tinha visto de perto um animal dessa espécie.

“Uma vez os bombeiros trouxeram uma jaguatirica que tinha sido atropelada, mas ela não resistiu. O gato deve ficar mais um dia aqui na clínica e depois o secretário de meio ambiente de Porangatu vai encaminhar o animal para o Cetas, em Goiânia”, afirmou.



Animal foi levado para clínica veterinária de Porangatu e de lá será levado para centro de triagem de Goiânia — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação




Fonte: G1TO