Tocantins

Tocantins recebe competidores da 27ª edição dos Rally dos Sertões

A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal.

  • Publicado em 27/Ago/2019 às 16h07 ( atualizado às 16h08).

A 5ª etapa do Rally dos Sertões chega ao Tocantins nesta quarta-feira, 28, na cidade anfitriã de Porto Nacional, a 68 km de Palmas. A prova percorrerá 475 km até o município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponibilizará um estande nos municípios de Porto Nacional e São Félix do Tocantins, onde serão divulgados os roteiros turísticos do Tocantins, exposição de artesanato, além da presença da equipe técnica da Adetuc para realizar pesquisa sobre os impactos econômico e social do Rally dos Sertões – 2019 na região.

“Estamos muito honrados em receber mais uma edição do Rally dos Sertões. Um evento grandioso e reconhecido internacionalmente, que nos oportunizará mostrar as nossas belezas e encantos, atraindo turistas que acompanham toda a maratona, o que contribuirá para divulgar não só os roteiros turístico, como também oxigenar a economia local, gerando emprego e renda para população”, explicou o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ressaltando que graças ao empenho do governador Mauro Carlesse o Sertões retorna ao estado. A prova não passava pelo Tocantins desde 2016.

Novidades

Na sua 27ª edição, o Rally traz novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa; cidades remotas com população carente. Finalmente: a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e agora tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as "expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

Participantes

São cerca de 4,8 mil km de percurso, sendo 2.832 km com terrenos variados e dificuldades. A prova da 27ª edição do Sertões tem 187 veículos e 302 competidores em busca dos títulos mais cobiçados do maior rally das américas: vencedor geral de carros, motos, UTVs, quadriciclos e regularidade. Estão inscritos nas provas 11 estrangeiros e 12 mulheres, com participantes estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e EUA.

Serão oito dias de competição, com largada na cidade de Campo Grande - MS e chegada, no dia 1º de setembro, na cidade de Aquiraz -CE.

Fonte: Secom TO