Tocantins

Prefeitura de Talismã promove atividades da campanha Novembro Azul

  • Publicado em 30/Nov/2019 às 12h17 ( atualizado às 12h22).



A Prefeitura de Talismã, por meio da Secretaria de Saúde e a equipe do PSF, finalizaram as atividades voltadas para o Novembro Azul, campanha que aborda a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

A secretaria de Saúde, Jussicleide Borges Araújo disse que foram realizados cerca de 300 atendimentos com teste rápido, coleta de exames gratuitos em parceria com o laboratório Bio Vida, de Porangatu, e servido jantar de encerramento com show do humorista Vinício Moraes.



Exames
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.