Atualmente, a OVG realiza mais de 5,7 milhões de atendimentos por ano em parceria com o Governo do Estado e com o Goiás Social (Foto: OVG)
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) completa 77 anos de fundação nesta quarta-feira (30/10) com o título de uma das melhores instituições do país no quesito voluntariado. O reconhecimento nacional foi concedido pelo Instituto VOL, uma plataforma tecnológica criada para potencializar e fornecer soluções inteligentes para o voluntariado.
A premiação reconhece as principais iniciativas nacionais ligadas à área. A cerimônia foi realizada em São Paulo e contou com a presença de representantes de entidades ligadas ao trabalho humanitário na América Latina. Atualmente, a OVG realiza mais de 5,7 milhões de atendimentos por ano em parceria com o Governo do Estado e com o Goiás Social.
OVG
A premiação celebrou os resultados obtidos pelo Programa Voluntários do Bem, promovido pela OVG e pelo Goiás Social, que foi responsável pela capacitação de cerca de 15 mil pessoas para o trabalho humanitário desde 2019.
“A cada ano, nos empenhamos em melhorar ainda mais esse trabalho iniciado em 1947. Hoje, estamos muito felizes em celebrar os 77 anos da OVG com uma conquista que reconhece nacionalmente o trabalho que temos realizado nos últimos anos”, disse a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Ainda segundo ela, “o Programa Voluntários do Bem tem sido um pilar essencial para o Goiás Social, unindo pessoas que querem ajudar e proporcionando oportunidades para que essas ações impactem de verdade a vida das famílias goianas”.
Este ano, veio o primeiro reconhecimento internacional oferecido pela “Fab City Awards 2024”, na categoria Melhor Projeto Ecossistema com o Programa Nutre Bem. Agora, a OVG recebeu o reconhecimento nacional com o Prêmio VOL, com o Programa Voluntários do Bem, selecionado pelo Programa Criança Esperança, da Rede Globo.
“Esses prêmios e reconhecimentos são o resultado do trabalho incansável de nossa equipe e de todos os voluntários que, juntos, ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias goianas. Vamos continuar ampliando nossas iniciativas e promovendo ainda mais as proteções sociais em Goiás ”, afirmou Gracinha Caiado.
Diretora Geral da Organização, Adryanna Melo Caiado destaca que o reconhecimento é reflexo do investimento e valorização do atendimento social em Goiás.
“A OVG chega aos seus 77 anos em sua melhor fase, sem sombra de dúvidas. Temos batido recordes de atendimentos e de investimento para que as famílias mais vulneráveis de Goiás tenham a dignidade que merecem. Esses mais de 23 milhões de atendimentos representam homens, mulheres, crianças e idosos que encontraram na OVG, no Goiás Social e no Governo do Estado a ajuda que necessitavam”.
Desigualdades sociais
Responsável por mais de 23,4 milhões de atendimentos desde 2019, a OVG se dedica ao combate às desigualdades sociais em todos os 246 municípios goianos, em parceira com o Governo do Estado e com o Goiás Social.
Neste período, foram mais de 10 milhões de benefícios doados, entre cadeiras de rodas, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, kits de enxoval para bebês, muletas, andadores e filtros de barro para água, entre outros.
Além disso, também foram oferecidas 46.466 bolsas de estudos do Programa Universitário do Bem, 7 milhões de quilos de alimentos in natura no Banco de Alimentos e mais de 1 milhão de pacotes do Mix do Bem.
No atendimento à pessoa idosa, a média mensal é de 1.584 idosos por mês nos Centros de Idosos Vila Vida e Sagrada Família e nos Espaços Bem Viver I e II. Já no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, essa média é de 889 adolescentes.
A unidade também abriga o Meninas de Luz, que realiza 188 atendimentos mensais. Na Casa do Interior de Goiás (Cigo), que acolhe moradores do interior em tratamento médico na capital, foram 21,7 mil atendimentos.
A OVG também mantém 15 unidades do Restaurante do Bem espalhadas por Goiás, com previsão de inauguração de mais três unidades.
Nas principais romarias de Goiás, a Organização também é responsável pelo Centro de Apoio ao Romeiro em Trindade e em Muquém, que atenderem mais de 1 milhão de romeiros, e, no inverno, pela Campanha Aquecendo Vidas, que já distribuiu 365 mil cobertores desde 2019.
O maior Natal com entrada gratuita do Brasil também é realizado pela entidade, em parceira com o Goiás Social e Governo de Goiás. O Natal do Bem, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, tem expectativa de receber 1,5 milhão de visitantes este ano. A iniciativa também distribui brinquedos em todos os municípios goianos.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.