O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), participou da segunda reunião ordinária do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE)
– Foto: Vinicius Santa Rosa/Governo do Tocantins
Em Brasília, nesta terça-feira, 12, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), participou da segunda reunião ordinária do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE). Representando a Sics, a gerente de Desenvolvimento da Exportação, Geanny Carlos Almeida, esteve presente no encontro que busca fortalecer a cultura exportadora e ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico no mercado internacional.
Acompanhando Geanny nas reuniões, o Secretário Extraordinário de Representação do Estado do Tocantins em Brasília (Serb), Carlos Manzini Júnior, destacou a relevância do evento para o Tocantins e a importância do CNPCE na articulação das exportações estaduais.
“O Tocantins vem se consolidando cada vez mais no cenário nacional de exportações, e a nossa participação em fóruns como o CNPCE é fundamental para integrar o estado às diretrizes estratégicas do país”, afirmou Manzini. Ele enfatizou o impacto positivo que as iniciativas do comitê podem trazer para as empresas tocantinenses, especialmente as de pequeno e médio porte, que ganham novas oportunidades de capacitação e suporte para alcançar o mercado internacional.
Complementando, Geanny Carlos Almeida reforçou o compromisso do Tocantins com a estruturação de uma agenda sólida de exportações. “A realização de oficinas para o nosso Plano Estadual de Promoção da Cultura Exportadora demonstra o quanto o Tocantins está alinhado aos esforços nacionais, além de ser um passo essencial para garantir que as nossas empresas tenham maior competitividade e possam crescer além das fronteiras do país”, ressaltou a gerente.
Sobre o CNPCE
O Decreto nº 11.593/23 instituiu a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e estabeleceu o CNPCE como estrutura superior de sua governança. O referido Comitê é responsável, dentre outras atividades, por promover a sinergia entre os diversos atores na promoção de exportações e propor iniciativas que auxiliem a fortalecer o ecossistema de promoção das exportações no âmbito local e nacional.
Participam do Comitê representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que o preside, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional de Serviços (CNS) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de Estados da Federação, inclusive o Tocantins.
Fundação de Apoio à Pesquisa
Ainda nesta terça-feira, pela manhã, a delegação tocantinense se reuniu com o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Marco Antônio da Costa Júnior. Durante o encontro, discutiram as boas práticas e os programas da fundação, como o Desafio DF e o Start BSB, que integram tecnologia, inovação e desenvolvimento. A troca de experiências possibilitou uma aproximação institucional e fomentou ideias para o avanço dos projetos de pesquisa e inovação também no Tocantins, em especial pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), que busca promover novas iniciativas no estado.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.