Close Menu
Claudemir BritoClaudemir Brito
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Facebook X (Twitter) WhatsApp
Claudemir BritoClaudemir Brito
domingo, 19 abril / 2026
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Claudemir BritoClaudemir Brito
Início » Saúde orienta sobre prevenção às ISTs na semana que antecede o Carnaval
Goiás

Saúde orienta sobre prevenção às ISTs na semana que antecede o Carnaval

RedaçãoBy Redação23 de fevereiro de 2025
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
Saúde orienta sobre prevenção às ISTs na semana que antecede o Carnaval

Objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequando e combate ao preconceito relacionado às ISTs (Fotos: Iron Braz e Suyanne Morais)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza ao longo da próxima semana, período que antecede o Carnaval 2025, uma série de atividades de orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e combate ao preconceito relacionado às ISTs. Além disso, as ações visam orientar sobre o PEP (Profilaxia Pós Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré Exposição ao HIV).

A primeira das ações ocorre nesta segunda-feira (24/02), a partir de 8 horas, no Terminal Praça A, em Goiânia, com a entrega de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV às pessoas que passarem pelo local.

Na terça-feira (25/02), a equipe da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES levará a ação ao Terminal Novo Mundo. Já na quinta-feira (27/02), a iniciativa ocorre no Terminal Padre Pelágio e incluirá, ainda, a testagem de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

“É importante reforçar que a testagem é indicada para a população em geral, independentemente de sexo e/ou orientação sexual e a execução do teste rápido é simples e confiável, não necessitando de jejum para realização. O resultado é sigiloso e fica pronto em alguns minutos”, explica a coordenadora de Assistência às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES-GO, Polyanna Ribeiro Guerreiro.

Ação é realizada pela equipe da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde em diversos locais da capital (Fotos: Iron Braz e Suyanne Morais)

Blitz educativa

Na sexta-feira (28/02), uma grande ação está programada para ocorrer na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Hidrolândia, no Km 125. Colaboradores do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), em parceria com a PRF, realizarão uma blitz educativa para alertar sobre esses temas.

Na ocasião, serão distribuídos 500 kits de prevenção com preservativos femininos e masculinos, 500 autotestes de HIV, além de materiais informativos. O local foi escolhido por se tratar de ponto estratégico de acesso a importantes destinos turísticos do estado e de trânsito para diversas regiões do país.

Além dessas ações, a Secretaria distribuiu nos últimos dias insumos de prevenção e autotestes de HIV para diversas entidades civis, órgãos, universidades e a trabalhadores(as) do sexo em bairros específicos de Goiânia.

Ainda, a SES firmou uma parceria com a Triunfo Concebra para disponibilização de preservativos aos motoristas nos quatro pedágios do estado durante o período de Carnaval. Ao longo de 2024, a pasta distribuiu mais de 6,5 milhões de preservativos masculinos e femininos para todos os municípios goianos, instituições e ONGs.

PrEP e PEP

Medicamento emergencial é disponibilizado em unidades de saúde que funcionam 24 horas, como por Cais e UPAs (Fotos: Iron Braz e Suyanne Morais)

A Profilaxia Pré Exposição ao HIV (PrEP) é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Dessa forma, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

Já a Profilaxia Pós Exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após terem tido uma exposição de risco, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou com rompimento do mesmo) e acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou em contato direto com material biológico).

Para ter eficácia, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco (de preferência nas primeiras 2 horas e em até 72 horas) e deve ser tomada por 28 dias. Por ser um medicamento emergencial, é disponibilizado em unidades de saúde que funcionam 24 horas, como por exemplo nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“É importante esclarecer que tanto a PEP como a PREP são métodos de prevenção que não substituem o uso do preservativo nas relações sexuais (orais, anais e vaginais), uma vez que este é um dos métodos mais eficientes para prevenir, não apenas HIV, mas todas as ISTs existentes”, reforça Polyanna Ribeiro.

Cenário das ISTs

Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, foram registrados em Goiás 3.845 casos de HIV, dos quais 3.059 na população masculina e 778 na população feminina, além de 302 casos em gestantes. No mesmo período foram notificados 1.101 casos de Aids. A faixa etária de maior contaminação entre adultos é de 20 a 39 anos (67% dos casos). Quanto à Sífilis, foram verificados 20.460 casos, sendo 1.047 deles de sífilis congênita (quando transmitida da gestante para o bebê) e 6.282 em gestantes. Entre 2023 e 2024 foram notificados, também, 739 casos de Hepatite B e 869 casos de Hepatite C no estado.

Confira a programação

Dia 24/2 (Segunda-feira), das 8h às 11h – Terminal Praça A, Goiânia

Dia 25/2 (Terça-feira), das 8h às 11h – Terminal Novo Mundo, Goiânia

Dia 27/2 (Quinta-feira), das 8h às 11h – Terminal Padre Pelágio, Goiânia

Dia 28/2 (Sexta-feira), às 8h – Unidade Operacional da PRF na BR-153, em Hidrolândia, no KM 125

Saiba mais

Cidades do interior terão pré-Carnaval e Carnaval

Protocolo Todos Por Elas promove campanha por um carnaval sem assédio

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleCâmara de São Salvador realiza Sessão Ordinária nesta segunda-feira (24)
Next Article Governo consegue suspender aumento das tarifas do transporte no Entorno do DF

Leia Também

Entre fogo amigo e disputa por votos, Bruno Peixoto vê Porangatu ficar mais indigesta

17 de abril de 2026 Goiás

Prestigiado pelo Palácio das Esmeraldas, Dioclécio fortalece grupo, esvazia oposição e amplia força política em Bonópolis-GO

15 de abril de 2026 Goiás

Vaquejada dos Amigos promete agitar Bonópolis com emoção e prêmio de R$ 5 mil

9 de abril de 2026 Goiás
Últimas Notícias

Apoio de Flávio Cristo Rei a Eduardo Fortes marca virada política em Talismã

By Claudemir Brito17 de abril de 20262 Mins Read

Entre fogo amigo e disputa por votos, Bruno Peixoto vê Porangatu ficar mais indigesta

17 de abril de 2026

De cidade em cidade: Eduardo Fortes inicia agenda ‘Fortes na Base’ na Região Sul do Tocantins

16 de abril de 2026

Ao lado de Amélio e Alexandre, Vicentinho garante que trabalhará por “ações verdadeiras de gestão” em prol dos produtores

16 de abril de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

© 2026 Claudemir Brito | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.