Close Menu
Claudemir BritoClaudemir Brito
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Facebook X (Twitter) WhatsApp
Claudemir BritoClaudemir Brito
sábado, 18 abril / 2026
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Claudemir BritoClaudemir Brito
Início » Governo do Tocantins assina termos de cooperação com Arapoema e Pau D’Arco para desenvolvimento de ações do programa Trilha da Pesca e Aquicultura
Tocantins

Governo do Tocantins assina termos de cooperação com Arapoema e Pau D’Arco para desenvolvimento de ações do programa Trilha da Pesca e Aquicultura

RedaçãoBy Redação14 de março de 2025
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
Governo do Tocantins assina termos de cooperação com Arapoema e Pau D’Arco para desenvolvimento de ações do programa Trilha da Pesca e Aquicultura

A assinatura dos termos ocorreu durante uma reunião no município de Arapoema
– Foto: Nafael Silva/Prefeitura de Arapoema

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), assinou nessa quinta-feira, 13, Termos de Cooperação Técnica com os municípios de Arapoema e Pau D’Arco, para desenvolver as ações do programa Trilha da Pesca e Aquicultura, instituído por meio da Lei 4508/2024. 

O secretário executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, destacou o sucesso do encontro e explicou como o trabalho será feito após a assinatura dos termos de cooperação. “O próximo passo é fazer o plano municipal da pesca de cada município e, após esse plano ser aprovado e se tornar lei nas duas cidades, nós vamos dar andamento às ações e gerar emprego e renda para a população local, com o apoio da nossa secretaria e do governador Wanderlei Barbosa”, pontuou. 

O prefeito de Arapoema, Paulo Pedreira, ressaltou que o convênio é um marco para o município. “O termo assinado traz para a nossa cidade não só o desenvolvimento da economia, mas também a parte social e o progresso da região. É muito importante estarmos aqui juntos fazendo essa audiência para concretizar esse compromisso com nosso povo, com o apoio do Governo do Tocantins”, enfatizou. 

“É um momento histórico para os municípios de Pau D’Arco e Arapoema. É importante que estejamos juntos para alavancar ainda mais a produção de peixe nos nossos municípios. Tudo isso em parceria com os produtores e o Governo do Tocantins”, salientou o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira.

O produtor de Arapoema, Oloires Pereira Gomes, declarou que a expectativa é que a cadeia produtiva cresça ainda mais. “A gente esperava isso há muito tempo e veio na hora certa. Nós parabenizamos todas as autoridades e sabemos que vai ser muito bom, mais uma oportunidade dos pequenos produtores crescerem e desenvolverem seus trabalhados dentro daquilo que eles sabem fazer. Tendo agora esse apoio técnico e financeiro, com certeza vamos crescer mais ainda”, concluiu. 

Após a assinatura dos termos, técnicos da Sepea e as equipes das prefeituras devem se reunir para a elaboração dos planos municipais.

Presenças

Participaram do encontro os diretores de Desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis; e do Desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo; a analista da Sepea, Thaís Castelo Branco; o secretário executivo da Indústria, Comércio e Serviços, Elenil da Penha; a pesquisadora socioeconômica da Embrapa, Andrea Muñoz; secretários municipais, produtores, pescadores e a Associação de Voluntários de Arapoema (AVA).

Trilha da Pesca e Aquicultura

Sancionado pelo governador Wanderlei Barbosa como Lei nº 4505, em setembro de 2024, o programa Trilha da Pesca e Aquicultura, desenvolvido pela Sepea, é uma ferramenta de desenvolvimento e fomento aos setores pesqueiro e aquícola tocantinenses.

Dentre as principais ações do programa estão: a formalização de parcerias com municípios, estados, agências federais, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais e entidades privadas; desenvolvimento de programas de capacitação para produtores, técnicos e gestores;  interlocução na busca por mecanismos de financiamento e incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos e tecnologias sustentáveis; promoção de práticas de conservação ambiental e manejo responsável dos recursos pesqueiros; integração do programa com políticas de segurança alimentar e desenvolvimento rural; e a promoção de eventos relacionados ao setor de pesca e aquicultura, incluindo feiras, simpósios, workshops e conferências para troca de experiências, divulgação de tecnologias e fortalecimento de redes de colaboração entre os diversos atores envolvidos.

Fonte: www.to.gov.br

Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous Article“O povo sonhou com isso a vida inteira”, diz Amélio em entrega de títulos de imóveis em Taquari
Next Article Turismo do Tocantins é destaque na imprensa internacional

Leia Também

Apoio de Flávio Cristo Rei a Eduardo Fortes marca virada política em Talismã

17 de abril de 2026 Tocantins

De cidade em cidade: Eduardo Fortes inicia agenda ‘Fortes na Base’ na Região Sul do Tocantins

16 de abril de 2026 Tocantins

Ao lado de Amélio e Alexandre, Vicentinho garante que trabalhará por “ações verdadeiras de gestão” em prol dos produtores

16 de abril de 2026 Tocantins
Últimas Notícias

Apoio de Flávio Cristo Rei a Eduardo Fortes marca virada política em Talismã

By Claudemir Brito17 de abril de 20262 Mins Read

Entre fogo amigo e disputa por votos, Bruno Peixoto vê Porangatu ficar mais indigesta

17 de abril de 2026

De cidade em cidade: Eduardo Fortes inicia agenda ‘Fortes na Base’ na Região Sul do Tocantins

16 de abril de 2026

Ao lado de Amélio e Alexandre, Vicentinho garante que trabalhará por “ações verdadeiras de gestão” em prol dos produtores

16 de abril de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

© 2026 Claudemir Brito | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.