Close Menu
Claudemir BritoClaudemir Brito
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Facebook X (Twitter) WhatsApp
Claudemir BritoClaudemir Brito
sábado, 18 abril / 2026
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Claudemir BritoClaudemir Brito
Início » Parceiros do Governo do Tocantins promovem qualificação e fortalecem o empreendedorismo durante a Agrotins 25 anos
Tocantins

Parceiros do Governo do Tocantins promovem qualificação e fortalecem o empreendedorismo durante a Agrotins 25 anos

RedaçãoBy Redação14 de maio de 2025
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
Parceiros do Governo do Tocantins promovem qualificação e fortalecem o empreendedorismo durante a Agrotins 25 anos

Presente no 2º Seminário de Patrulhamento Rural da PMTO, o titular da Seagro, Jaime Café, ressaltou o papel fundamental da Polícia Militar na proteção do campo e da população
– Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Para fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o agronegócio, o Governo do Tocantins é parceiro de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Sistema Faet/Senar), que promovem capacitações para produtores rurais e agropecuaristas durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) que, neste ano, tem como tema AgroEvolução. 

A programação inclui palestras, workshops, cursos e oficinas, e segue até este sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Paralelamente, secretarias estaduais como a da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc) também oferecem oficinas ao público.

Na Agrotins 25 anos, o Sebrae está com uma estrutura composta por salas de capacitação e auditório, oferecendo uma programação intensa de palestras, oficinas e workshops voltados ao fortalecimento dos pequenos negócios. Além disso, a entidade atua em colaboração com órgãos governamentais, como a Secult, para apoiar a formalização de artesãos e promover conteúdos voltados à qualificação em vendas; e com a Sics, no incentivo às startups.

“Temos, também, palestra sobre sucessão familiar no agronegócio, um tema cada vez mais relevante para a continuidade e a sustentabilidade das propriedades rurais, com enfoque na transição de negócios entre gerações. Além da programação dessas oficinas, também estamos realizando atendimentos e consultoria aos produtores”, destacou o gerente de capacitação do Sebrae, Bruno Vieira.

O grande destaque na programação de capacitações promovidas pelo Sebrae no evento, na manhã desta quarta-feira, 14, foi a palestra Mais Lucro na Pecuária: Estratégias Práticas para Multiplicar o Resultado do Pecuarista!, ministrada pelo zootecnista referência nacional em gestão pecuária e mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, Antônio Chaker, que apresentou caminhos para melhorar a rentabilidade na atividade pecuária. “Coletamos informações do país inteiro, concentramos e ensinamos onde o produtor pode colocar o foco: como diminuir custos, aumentar a produtividade e liderar a equipe. Essa interação planta uma semente para que as pessoas avancem e evoluam. Acreditamos no agronegócio e, principalmente, no produtor do Tocantins, que está promovendo uma verdadeira transformação no setor. Quando estamos na Agrotins, vemos o poder da feira, que representa a força do estado e do produtor rural”, enfatizou o palestrante Antônio Chaker.

A pecuarista Carine Falter, participante da palestra, salientou a relevância do conteúdo apresentado pelo especialista em gestão pecuária. “Antônio Chaker é uma grande referência nacional, mentor de muitos pecuaristas. Ele nos mostra quais são as métricas realmente relevantes para o nosso negócio. A pecuária precisa se atualizar, compreender as diferenças geracionais e saber quais indicadores devem ser monitorados com mais atenção, para que possamos alcançar mais lucratividade e longevidade na atividade”, pontuou. 

Sistema Faet/Senar

O Sistema Faet/Senar também participa da Agrotins 25 anos com estande exclusivo e uma programação com foco na capacitação, na inovação e na valorização do produtor rural. O espaço oferece experiências imersivas que incluem realidade virtual, drones, oficinas culinárias na carreta Agro pelo Brasil, podcasts com personalidades do setor e o desenvolvimento sustentável do agro tocantinense, contemplando jovens, mulheres e produtores de todos os perfis.

Entre os destaques do cronograma desta quarta-feira, 14, estão o 2º Seminário de Patrulhamento Rural da Polícia Militar do Tocantins (PMTO): Patrulha Segurança no Campo se Constrói em Rede; e o 1º Encontro de Jovens Líderes do Agro.

Presente no 2º Seminário de Patrulhamento Rural da PMTO, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou o papel fundamental da corporação na proteção do campo e da população. “A Polícia Militar é uma instituição que nos enche de orgulho, nos representa e dá a segurança necessária para o homem do campo”, reforçou o secretário. 

O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, evidenciou a importância da união entre governo e produtores rurais para o fortalecimento do setor produtivo. “O governo se fortalece quando está ao lado do povo do campo. O agro impulsiona o Brasil”, declarou o presidente, durante seu discurso na palestra sobre patrulhamento rural.

Palestras e programação completa

A programação completa da Agrotins, incluindo o mapa do evento, expositores e atrações das entidades parceiras do Governo do Tocantins, está disponível no portal oficial criado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em conjunto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

Agrotins 25 anos

Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

Fonte: www.to.gov.br

Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticlePolícia Militar realiza 2º Seminário de Patrulhamento Rural durante a Agrotins 25 anos
Next Article Seduc transfere gabinete para a Agrotins 25 anos e apresenta projetos sustentáveis da rede estadual de educação

Leia Também

Apoio de Flávio Cristo Rei a Eduardo Fortes marca virada política em Talismã

17 de abril de 2026 Tocantins

De cidade em cidade: Eduardo Fortes inicia agenda ‘Fortes na Base’ na Região Sul do Tocantins

16 de abril de 2026 Tocantins

Ao lado de Amélio e Alexandre, Vicentinho garante que trabalhará por “ações verdadeiras de gestão” em prol dos produtores

16 de abril de 2026 Tocantins
Últimas Notícias

Apoio de Flávio Cristo Rei a Eduardo Fortes marca virada política em Talismã

By Claudemir Brito17 de abril de 20262 Mins Read

Entre fogo amigo e disputa por votos, Bruno Peixoto vê Porangatu ficar mais indigesta

17 de abril de 2026

De cidade em cidade: Eduardo Fortes inicia agenda ‘Fortes na Base’ na Região Sul do Tocantins

16 de abril de 2026

Ao lado de Amélio e Alexandre, Vicentinho garante que trabalhará por “ações verdadeiras de gestão” em prol dos produtores

16 de abril de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

© 2026 Claudemir Brito | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.