A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove o ‘II Encontro dos Coordenadores Municipais de Controle do Tabagismo e Exposição de Experiências Municipais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT)’. O evento promovido pela Coordenação do Controle do Tabagismo do Tocantins acontece na quinta-feira, 23, no Auditório da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), das 8h às 17h30.
O evento tem o objetivo de fortalecer o papel das coordenações municipais de controle do tabagismo e buscar por meio de troca de experiências, a atualização técnica, avaliação e planejamento consistente à realidade do cenário apresentado durante o encontro.
“O encontro é um momento dedicado aos profissionais municipais de saúde, em que eles expõem os trabalhos que são desenvolvidos na localidade, o que oportuniza uma troca de experiências entre os demais, motivando aqueles municípios que estejam enfrentando dificuldades no desenvolvimento do Programa a visualizarem estratégias que possam ser aplicadas em seu território”, ressaltou a técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo/SES-TO, Andréa Cristina Alves da Silva.
Segundo dados da Coordenação do Controle do Tabagismo do Tocantins, em 2022, 701 pacientes (229 do sexo masculino e 402 do sexo feminino), foram atendidos na rede de atendimento cadastrada no PNCT no Tocantins. No primeiro quadrimestre de 2023, 131 pacientes, 56 homens e 75 mulheres. Atualmente o PNCT no Tocantins conta com 65 municípios pactuados com 124 unidades de saúde cadastradas para oferta do tratamento especializado ao fumante.
“O cadastramento de novas unidades de saúde no PNCT ocorre após a qualificação dos profissionais municipais de saúde e após o cadastramento são realizados o apoio técnico e monitoramento dos serviços. Vale ressaltar, que o cadastramento das unidades para oferta do tratamento ao fumante depende da disponibilidade de equipes de saúde e interesse da gestão municipal”, completou Andréa Silva.
Dados
Segundo o último levantamento realizado em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Tocantins tinha 152.103 fumantes, destes 48% relataram que já haviam tentado parar de fumar, contudo menos de 18% procuraram tratamento especializado para deixar o vício.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.