Vídeo do concerto em Berlim está entre as exibições mais assistidas do ARTE Concert. Apresentação lidera em duas categorias de visualização do principal canal público de arte da Europa
Em turnê pela Europa, a Orquestra Sinfônica de Goiás (OSJG) foi destaque no Festival Young Euro Classic, na Konzerthaus, em Berlim, na Alemanha, onde representou a América do Sul. Os 75 jovens musicistas, acompanhados pelo violinista Guido Sant’Anna, apresentaram obras que expressam a cultura dos habitantes das diversas regiões da América do Sul. O vídeo da transmissão, que tem quase duas horas, está entre os mais vistos na categoria de vídeo “Mais popular” e lidera como “O vídeo mais visto na Arte”, no Arte Concert, o mais importante canal público de arte da Europa.
Para o maestro Eliel Ferreira, o reconhecimento é a prova de que a educação, aliada à cultura, oferecida pela Escola do futuro em Artes Basileu França, é uma formula de sucesso. “Ser um destaque no principal canal de música de concerto do mundo, entre os vídeos mais vistos e os mais populares, mostra a qualidade do trabalho que é desenvolvido no Brasil, no Basileu França. Mostra a seriedade que o Governo de Goiás tem investido pensando realmente nos jovens goianos”, ressalta o regente da OSJG.
Além da capital alemã, a Sinfônica Jovem já passou por Praga, na República Tcheca, agora segue para Salzburgo, na Áustria, passando por Budapeste, na Hungria, e encerra a turnê em Viena, também na Áustria. “Essa turnê tem representado vários marcos. Nessa apresentação, nós tivemos três stand ovations, quando o público fica de pé para aplaudir o espetáculo. Eu tenho certeza que coisas boas também vão acontecer, por estarmos mostrando o que o Estado de Goiás consegue produzir na educação e na arte para todo o mundo”, afirma Eliel.
Durante duas semanas e meia, as melhores orquestras juvenis de todo o mundo apresentam repertório clássico europeu, bem como novas músicas dos seus países de origem no Festival Young Euro Classic, criado em Berlim, no ano 2000. Desde então, o festival já recebeu 178 orquestras de 59 países, regidas por 260 maestros de renome, e com a participação de 26.544 jovens instrumentistas do mundo todo.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.