A eleição do Sindicato Rural de Porangatu começa a ultrapassar os limites internos da entidade e ganhar cada vez mais espaço nas redes sociais. A visita de integrantes da Chapa 2 – Tradição e União ao gabinete da prefeita Vanuza Valadares foi seguida por manifestações públicas e reacendeu um debate que já vinha ganhando força: afinal, como ficará a relação entre Prefeitura e Sindicato Rural a partir de 2027?
O pano de fundo é uma relação que passou por momentos públicos de tensão. Em agosto, durante a polêmica envolvendo a tradicional cavalgada da Exponorte, a presidente do Sindicato Rural, Ana Amélia Avelar Ferreira Paulino, falou sobre dificuldades de diálogo com a Prefeitura. Na mesma ocasião, Vanuza foi às redes sociais afirmar que a cavalgada seria realizada e que o município disponibilizaria o suporte de suas secretarias.
Agora, em plena disputa eleitoral da entidade, a aproximação da Chapa 2 com a prefeita adicionou um novo ingrediente ao cenário.
Vanuza publicou o encontro e afirmou que “instituições fortes se constroem com diálogo, respeito e parceria”. A prefeita ainda declarou existir compromisso de inserir o aniversário de Porangatu no calendário do Sindicato Rural.
A fala chama atenção justamente pelo histórico recente de divergências entre as duas instituições e levanta uma questão que certamente será observada pelos associados: a eleição poderá mudar a relação entre o Sindicato Rural e a Prefeitura?
Pouco depois da publicação da prefeita, o médico cardiologista Leonardo Modesto Borges também entrou no debate. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele parabenizou a Chapa 2 pela iniciativa de procurar a chefe do Executivo e defendeu que questões pessoais não interfiram nas relações institucionais.
“Instituição tem que falar com instituição”, afirmou o médico, encerrando sua manifestação com outra frase de impacto: “A gente tem que construir pontes e não construir muros.”
As declarações não ocorrem isoladamente. A disputa coloca frente a frente dois grupos com nomes conhecidos no meio rural de Porangatu.
A Chapa 1 – “Força e Voz – Força para Transformar e Voz para Defender” é liderada pela atual presidente Ana Amélia Avelar Ferreira Paulino e tem Rodrigo Barros de Azevedo como 1º vice-presidente, Carlos Alberto Borges Filho como 2º vice-presidente, Carlos Moreira da Silva como vice-presidente institucional e Gustavo Castro Dourado Souza Paiva como vice-presidente financeiro.
Já a Chapa 2 – “Tradição e União” apresenta Carlos José Garcia como candidato à presidência, tendo João Faustino de Miranda Neto como 1º vice-presidente, Carlos Donisete Carneiro de Oliveira como 2º vice-presidente e Fernando Magela dos Santos como vice-presidente financeiro.
Com a campanha avançando, o que antes poderia parecer uma eleição administrativa passa a carregar também uma discussão sobre o rumo institucional do Sindicato Rural e sua relação com a gestão municipal.
Será uma eleição apenas entre duas chapas ou também um julgamento sobre a atual relação entre Sindicato e Prefeitura?
A resposta estará nas urnas — e, até lá, tudo indica que a disputa ainda deverá render novos capítulos.


