Resultado de parceria entre SIC e Goiás Social, o Projeto Mercadões Goianos conta com um aporte de R$ 250 milhões, provenientes do Fundo Protege, e contemplará, ao todo, cinco municípios goianos (Fotos: Cristovão Matos/SIC)
O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, visitou as obras dos Mercadões Goianos, em Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, nesta segunda-feira (25/11). O Projeto Mercadão é resultado de uma parceria entre a SIC e o Goiás Social e conta com um aporte de R$ 250 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), que contemplará, ao todo, cinco municípios.
A construção em Águas Lindas está em sua fase final. Já em Santo Antônio do Descoberto as obras tiveram início em agosto deste ano.
“As obras estão avançando com excelência, principalmente em Águas Lindas, em que em breve entregaremos o primeiro Mercadão Goiano do estado”, pontua o titular da SIC, Joel de Sant’Anna.
Ainda de acordo com o secretário, os mercadões são um projeto que vão contribuir enormemente para o crescimento econômico do Entorno do Distrito Federal.
“Estamos criando um espaço moderno que impulsionará a economia local, gerando empregos e renda para uma população que por muito tempo foi ignorada pelo poder público. Agora, serão quase 8,5 mil metros quadrados em dois pisos e acabamento de primeira linha, dando dignidade aos pequenos comerciantes, feirantes e pessoas que vendiam seus alimentos antes em locais sem condições de higiene e limpeza”, frisa Joel.
Joel Sant’Anna vistoria obras dos Mercadões de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto. “Estamos criando um espaço moderno que impulsionará a economia local, gerando empregos e renda para uma população que por muito tempo foi ignorada pelo poder público”, pontua o secretário (Fotos: Cristovão Matos/SIC)
Esta visão é reforçada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Águas Lindas, Nilton Eduardo Castilho, que esteve presente na visita ao canteiro de obras.
“Este empreendimento irá inaugurar uma concepção inovadora de feiras populares, agregando valores aos atendimentos e a todas as exigências de segurança alimentar, ao mesmo tempo em que oferecerá centenas de opções qualificadas de produtos e serviços por meio de um layout dinâmico, funcional, seguro e muito confortável a todos os usuários”, destaca Castilho.
Titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Seinctrab) de Santo Antônio do Descoberto, Waldevino Pereira da Costa reitera o impacto positivo que uma iniciativa como a dos Mercadões Goianos tem no município.
“É importantíssimo esse projeto para nós. Só temos a agradecer ao nosso governador, Ronaldo Caiado, e à nossa primeira-dama, Gracinha Caiado, pela sensibilidade de construir esse Mercadão”.
Mercadões foram concebidos para garantir condições dignas de trabalho e higiene, proporcionando um ambiente agradável para compras e interações sociais (Fotos: Cristovão Matos/SIC)
Projeto Mercadão
O Projeto Mercadão visa construir mercados e feiras cobertas para feirantes e artesãos que, até então, não dispunham de um espaço adequado para suas atividades comerciais. Águas Lindas será a primeira cidade a receber uma estrutura do tipo. Em junho de 2023, o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para início das obras, que atualmente se encontram em estágio final de acabamentos.
Em Santo Antônio do Descoberto a licitação foi concluída no primeiro semestre deste ano, com as obras tendo início em agosto. O projeto está programado para ser o segundo Mercadão entregue para a população. O objetivo principal do projeto é impulsionar a economia da região do Entorno e oferecer mais oportunidades de emprego e renda para os moradores locais.
Estrutura moderna e inclusiva
Os mercadões estão projetados para se tornarem verdadeiros centros de gastronomia nordestina, tradição nas antigas feiras, oferecendo um ambiente revitalizado para pequenos comerciantes, feirantes e vendedores de alimentos. Com um hortifruti no térreo, equipado com câmara frigorífica e energia solar, o local também contará com serviços como Vapt Vupt e uma sala de cursos de capacitação.
Com quase 8,5 mil metros quadrados, distribuídos em dois pisos, os mercadões foram concebidos para garantir condições dignas de trabalho e higiene, proporcionando um ambiente agradável para compras e interações sociais.
Saiba mais
Indústria e serviços goianos crescem 7,7% e 6,2% no 2º trimestre de 2024
Indústria goiana é a que mais cresce no país em setembro
Goiás fará nova visita à China para parcerias com indústrias
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.