O prefeito reeleito de Cavalcante, Vilmar Souza Costa, conhecido como Vilmar Kalunga (PSB), participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira para tratar do fechamento de sua atual gestão e o planejamento estratégico para o próximo mandato. O encontro ocorreu no escritório do renomado advogado, Luis Cesar Castro Martins que é especialista em direito público e adminstração pública; e faz parte da Comissão de Direito Eleitoral OAB-GO; marcando o início de uma nova etapa administrativa para o município localizado na Chapada dos Veadeiros.
Reeleito nas eleições de 6 de outubro com 53,79% dos votos válidos (3.331 votos), Vilmar Kalunga superou o candidato Paradão (PRD), que obteve 46,21% (2.862 votos). O resultado reafirma a liderança de Vilmar, reconhecido como o primeiro prefeito quilombola do Brasil, segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
Natural do Quilombo Kalunga, no Vão do Moleque, Vilmar possui um histórico de luta pela demarcação de terras e já foi presidente da associação local que representa os moradores da região. Ele é formado em Educação do Campo, com pós-graduação em Ciências da Natureza e Matemática. Em 2020, Vilmar também fez história ao ser eleito com 35,95% dos votos (1.959), em uma coligação ampla que reuniu partidos como PDT, MDB, PSB, PT, PCdoB, PV e União.
A reunião reforçou o compromisso de Vilmar em continuar promovendo o progresso em Cavalcante. Seu próximo mandato deve priorizar ações em áreas como infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento sustentável, com foco na valorização das comunidades quilombolas e na preservação da Chapada dos Veadeiros.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.