Cidades

Assistência Social de Cariri explica sobre seu papel na cidade e sua importância

  • Publicado em 04/May/2020 às 19h22 ( atualizado às 19h33).

A Assistência Social de Cariri do Tocantins explicou sobre a importância do seu trabalho no município de Cariri, com o foco na coletividade e na integração do indivíduo na sociedade. Por lidar com diversos tipos de pessoas, esse trabalho pode ser realizado em diferentes formas, mas sempre com o objetivo de reintegração.

O que faz o Assistente Social e sua função:

Segundo o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) o Assistente Social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. O assistente social analisa as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. O Assistente Social elabora também laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos e estudos técnicos e coletando dados e pesquisas.

Além disso, trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais. O Assistente Social pode ainda trabalhar como docentes nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social. As competências e atribuições privativas dessa categoria profissional estão previstas nos artigos 4º e 5º da Lei 8.662/1993.

Muitas pessoas confundem o que um assistente social faz com um trabalho de caridade, porém é importante entender a assistência social como um direito de cada um de nós e não como um favor prestado por profissionais. A valorização do trabalho de uma assistente social é primordial para que seu trabalho seja feito com excelência.




Com informações da editora 2b