Tocantins

Prefeitura de São Salvador do Tocantins alerta população de que queimada é crime ambiental

  • Publicado em 03/Jun/2020 às 18h27 ( atualizado às 18h41).



 A Prefeitura de São Salvador do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, iniciou no mês de maio, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas.

A partir de junho, no Tocantins, a tendência é a temperatura aumentar e a umidade relativa do ar diminuir, tornando o clima cada vez mais seco. E esse cenário se torna muito perigoso por proporcionar o aumento no número de queimadas e incêndios no estado.

A Prefeitura de São Salvador do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, iniciou no mês de maio, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo realizar educação ambiental junto à população e reduzir o número de ocorrências no município.

A campanha convida a população do município a não usar o fogo para a queima de lixos, conscientizando a todos que a prática é perigosa e pode causar prejuízo à natureza e doenças às pessoas, como: infecção do sistema respiratório, asma e bronquite; irritação nos olhos, nariz e garganta; tosse; falta de ar; vermelhão e alergia na pele; conjuntivite e desordem cardiovasculares.

Denúncia – A prática da queimada é considerada um crime ambiental conforme lei 9.605/98. Para os infratores, vale o alerta de que poderão penalizados com multa no valor de um salário mínimo e vai aumentando conforme os danos provocados.

A Prefeitura de São Salvador do Tocantins está disponibilizando o o número de telefone (63) 3393-1122 para receber denúncias de munícipes que executam a prática criminosa, podendo ser feita denúncia anônima.