Tocantins

Governo do Tocantins firma parceria para o fortalecimento da piscicultura em Novo Acordo

  • Publicado em 08/Jul/2021 às 18h24 ( atualizado às 18h25).

A Chácara Vereda Bonita, localizada na zona rural do município de Novo Acordo, do agricultor Juradel Rocha Amaral, vem se consolidando na produção de peixes, com a assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins ( Ruraltins). Lá, há oito meses, o produtor investe na criação de peixes no sistema de viveiros escavados e, em sua primeira safra, já contabiliza cerca de 3 mil kg das espécies Tambatinga e Piauaçu.

“Quero chegar a 3 mil m³ de lâmina d’água para ampliar essa produção. Meu projeto foi feito pelo Ruraltins e, para alcançar esse sucesso, segui todas as orientações dos técnicos. A piscicultura é uma atividade muito boa, mas não pode haver teimosia. Aprendi que peixe precisa de espaço e oxigênio, por isso aqui tenho aeradores, que são fundamentais para a oxigenação e o bom andamento da criação. Percebi também que criar peixe não dá prejuízo, pois o que já apurei e vendi, me deu de volta todo valor investido na compra de ração e sobrou dinheiro. E o melhor é que tenho ainda muito peixe para retirar. É coisa de encabular. Hoje, só tenho lucros”, avalia o produtor.

Termo de Cooperação

Assim como Juradel Rocha, para que o sonho de outros produtores, interessados em investir na piscicultura, se torne realidade, o Governo do Tocantins, por meio de Ruraltins, firmou parceria com a Prefeitura de Novo Acordo para fomentar a atividade na região. Conforme o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz, o Termo de Cooperação Técnica começou a ser posto em prática na terça-feira, 6, durante encontro com os produtores rurais. A proposta é ordenar novas áreas produtivas na região.

“Uma parceria forte está nascendo entre o Ruraltins e a Prefeitura de Novo Acordo para dinamizar algumas atividades agropecuárias aqui no município, e piscicultura entra como carro-chefe, sendo o primeiro plano de ação a ser executado. Nossos técnicos da Gerência de Pesca e Aquicultura estão percorrendo as propriedades e apresentando o plano de construção de tanques, manejo dos peixes, e a legislação, porque não podemos desvincular a questão ambiental da área produtiva, pois temos que obedecer a regras e critérios, para poder fazer uma produção sustentável, focada na viabilidade econômica, social e ambiental, visto que o maior insumo para a piscicultura é a água. A atividade é muito promissora para a região, que vai gerar renda e produtos, fomentando o comércio local e regional com a circulação de mercadorias”, avalia o diretor.

Para a prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista, a parceria irá favorecer de maneira significativa a piscicultura na região. “Estamos aqui para apoiar o desenvolvimento de projetos que o Ruraltins propõe com os produtores rurais do nosso município. Vamos fomentar a criação de peixes aqui em Novo Acordo porque temos muita água, e essa água pode ser aproveitada para trazer alimento a nossa comunidade e até para fora. A gente sabe que este momento não está fácil, mas não podemos parar, temos que continuar produzindo, e o município tem condições de se desenvolver na piscicultura e abastecer o mercado local. Estamos de braços abertos para apoiar e fortalecer os nossos produtores”, destaca.

Visitas

Cumprindo o acordo firmado, o Ruraltins realiza até esta quinta-feira, 8 de julho, visitas às propriedades rurais de Novo Acordo, para mapear as áreas com potencial produtivo da região. Participam dessa ação de campo o gerente de Pesca e Aquicultura, Andrey Costa; e os extensionistas Fabricio Adriano Pavan, Francisco Alves Martins e Cassio Lopes Pereira.


Para a prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista, a parceria irá favorecer de maneira significativa a piscicultura na região - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz, nessa terça-feira, 6, durante encontro com os produtores rurais falou sobre o termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Novo Acordo - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Fonte:portal-Tocantins