Tocantins

Conselho Estadual prorroga prazo para realização das Conferências Municipais de Assistência Social

  • Publicado em 01/Sep/2021 às 14h48 ( atualizado às 14h50).


O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) do Tocantins alterou a data limite para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2021 no Tocantins. O prazo para as conferências municipais no estado do Tocantins que encerraria nessa terça-feira, 31, e foi prorrogado até o dia 10 de setembro.

A presidente do Ceas no Tocantins, Simone Braga, afirma que a prorrogação se fez necessária para que os poucos municípios que ainda não conseguiram realizar suas conferências, por conta da situação de pandemia, possam também apresentar suas propostas. “Mais de 97% dos municípios já realizaram com êxito suas conferências e os poucos que não conseguiram, agora dispõem de mais alguns dias para realizá-las. O objetivo é que nenhum município tocantinense fique de fora”, ressalta.

Simone Braga enfatiza ainda que os conselhos municipais precisam estar atentos para encaminhar o Relatório Final das Conferências Municipais de Assistência Social até o dia 15 de setembro.

As datas para a realização da Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins também já foram definidas; o evento ocorrerá de modo remoto nos dias 21 e 22 de outubro.

Conferências 2021

O tema para as conferências 2021 é Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

Dentro dessa temática principal são discutidos cinco eixos com o propósito de construir propostas aos municípios, ao Estado e à União. O Plano de Assistência Social toma por base, entre outros instrumentais, as deliberações postas nas conferências e são essas propostas que norteiam os gestores municipais, estaduais e do Governo Federal em seus planejamentos e nas tomadas de decisões.

Conferencias de Assistência Social

As conferências de assistência social são instâncias de caráter deliberativo e têm como maior finalidade avaliar e concretizar os avanços conquistados na política pública de assistência social, e também apresentar orientações, definindo diretrizes e aprimoramentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As conferências ocorrem a cada quatro anos de forma ordinária e extraordinariamente a cada dois anos.

A Conferência de Assistência Social envolve três etapas. As conferências municipais, as estaduais e a nacional. A Nacional está prevista para dezembro. As deliberações da Conferência Municipal são enviadas para os Estados e as deliberações das Conferências Estaduais são enviadas para a Conferência Nacional. Os delegados que participarão da Conferência Nacional são escolhidos na Conferência Estadual. Por esses passos democráticos, a Conferência Nacional é um momento único com vários representantes e atores de todos os lugares do Brasil.

Ceas

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins, é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

Fonte:portal-Tocantins