Tocantins

Secretário da Seciju recebe gestor estadual de Justiça de Rondônia para visita técnica ao Sistema Penal do Tocantins

  • Publicado em 16/Sep/2021 às 16h50 ( atualizado às 16h51).

Na manhã desta quinta-feira, 16, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, recebeu o secretário de Justiça de Rondônia (Sejus), Marcus Rito, e seus assessores Ebnezer Borges e Magno Lopes, para uma visita técnica de apresentação dos programas e projetos assistenciais e de trabalho, desenvolvidos com as pessoas privadas de liberdade no Tocantins.

O secretário Heber Fidelis afirmou que a visita do gestor tem a intenção de auxiliar no trabalho desenvolvido naquele estado. “Os gargalos no Sistema Penal de Rondônia são considerados nossos também, porque há uma repercussão entre os entes da federação, por isso vemos uma cooperação mútua nesta visita técnica. Vamos apresentar nossos projetos e programas desenvolvidos pela Seciju, bem como visitar a unidade penal para que os gestores possam conhecer detalhadamente como administramos o funcionamento e a prestação de serviços dos nossos estabelecimentos penais, a fim de colaborar também com os trabalhos desenvolvidos no governo de Rondônia”, explicou o gestor.

Já o secretário Marcus Rito agradeceu pela recepção no Tocantins e frisou a importância da visita. “Será bom estarmos integrados e pensar na Segurança Pública e Sistema Penitenciário em conjunto, como um todo. O estado de Rondônia, assim como Tocantins, é novo frente a outros estados da federação. Administrar o Sistema Penal é uma responsabilidade que envolve vários matizes, não só da questão social, mas segurança pública, procedimentos, orçamento, gestão, contratos, então é importante estar sempre dialogando com outros estados em busca de melhorar os serviços prestados”, destacou.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, explicou sobre a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no Sistema Penal. “O labor diário tem nos trazido resultados muito positivos e observados nacionalmente, por isso é uma honra apresentar o formato de trabalho no Sistema Penal do Tocantins aos colegas de Rondônia e trocar boas experiências entre os estados”, afirmou.

Presentes na reunião, os assessores de gabinete e técnico da Secretaria de Rondônia, Magno Lopes e Ebnezer Borges, respectivamente; o chefe da Unidade Penal de Palmas, Thiago Sabino; o coordenador Administrativo do Sispen, Rafael Leoni; o diretor de Administração e Finanças da Seciju, Francisco Pontes; a diretora de Planejamento e Convênios da Seciju, Bárbara Risomar de Sousa; o gerente de Execução e Fiscalização de Serviços e Gestor do contrato, Filipe Melo; o gestor de contrato da Unidade Penal de Palmas, Eliezer Pereira; e o chefe do Núcleo de Apoio Técnico do Sistema Penitenciário (Natec), Wuesley Felix Ferreira, que apresentou o modelo de gestão de contratos de prestação de serviços no Sistema Penal.

Os gestores da Sejus, deputados e representantes do Ministério Público e Tribunal de Contas de Rondônia farão uma visita técnica à Unidade Penal de Palmas.

(Colaboração: Shara Rezende/Governo do Tocantins)


Reunião contou com equipe técnica do Tocantins e Rondônia para apresentação dos projetos e programas desenvolvidos pela Seciju para pessoas privadas de liberdade - Luciano Ribeiro/Governo do Tocantins