Tocantins

Em Gurupi, mutirão de Catarata prevê atender mais de 160 pacientes até sábado

  • Publicado em 04/Aug/2022 às 11h39 ( atualizado às 11h39).

Por Niceia Menegon – Ascom Semus


A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS), realiza a quarta etapa das cirurgias de catarata no município. As cirurgias iniciam nesta quinta-feira, 04, e seguem até o sábado, 06.

A previsão é realizar mais de 160 procedimentos, atendendo pacientes de diversos municípios da região de saúde da Ilha do Bananal e sudeste do Estado.

A maioria dos pacientes são de Gurupi, Almas, Formoso, Porto Alegre do Tocantins, Taguatinga, Araguaçu, Alvorada, Combinado, Figueirópolis, Cariri, Jaú, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Crixás, Lavandeira, Santa Rita, São Valério e Palmeirópolis que serão contemplados nessa etapa.

Desde o início do ano, em três etapas, já foram realizados 784 procedimentos. As cirurgias estão sendo realizadas em clínica oftalmológica credenciada, em Gurupi.

Quem pode ser beneficiado

Todos os pacientes de qualquer idade, com diagnóstico positivo para catarata, com indicação médica oftalmológica.

Para ser beneficiado, o paciente precisa ser atendido na rede pública de saúde. Por meio de um primeiro atendimento na UBS, diagnóstico com médico oftalmológico, realizar os exames laboratoriais necessários e, posteriormente, fazer a cirurgia.