Advogado Marcelo Cordeiro ainda citou estratégias que acontecem pelo país, com separações forjadas entre prefeitos e primeiras-damas para perpetuação no poder.
A possibilidade de candidatura da ex-primeira-dama Liliane Meireles à prefeitura de Alvorada foi colocada em xeque após declarações do advogado Marcelo Cordeiro feita à TV Anhanguera. Especialista em direito eleitoral e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Cordeiro esclareceu que ex-primeiras-damas só poderão se candidatar se demonstrarem que sua separação ocorreu antes ou no início do primeiro mandato.
O processo de separação amigável entre Meireles e Paulo Antonio foi datado pelo juiz em 01/06/2021 e concluído com trânsito em julgado em 28/08/2021, durante o segundo mandato do prefeito. Segundo Cordeiro, que presta serviços jurídicos à Prefeitura de Alvorada, a legislação eleitoral impõe restrições à candidatura de cônjuges separados quando a dissolução do casamento ocorre durante o exercício do mandato.
Documentos protocolados na Justiça comprovam que prefeito PA e Liliane Meireles ainda eram um casal no segundo mandato. Na foto, os dois sobem a rampa do Paço Municipal acompanhado dos filhos e acenando para os eleitores. Foto: Divulgação
A situação é complicada pela existência de documentos protocolados na justiça que mostram a ex-primeira-dama, o prefeito e seus filhos juntos em eventos públicos, o que pode levantar dúvidas sobre a veracidade da separação no período alegado. A militância que apoia a pré-candidatura de Meireles aguarda ansiosamente por mais desenvolvimentos, enquanto oposição e críticos observam atentamente os próximos passos legais que podem definir o futuro político de Alvorada.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.