Nos últimos dias, surgiu uma reviravolta no cenário político de Gurupi com a possível entrada do ex-governador Mauro Carlesse na disputa pela prefeitura. Embora a polarização entre Eduardo Fortes e Josi Nunes ainda pareça iminente, fontes indicam que Carlesse está articulando uma pré-campanha com apoios estratégicos.
O ex-governador conta com o respaldo do vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato, do Partido Liberal (PL) que rachou com Josi Nunes. Além disso, ele tem como aliado o renomado advogado Tarcísio Vieira, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi escolhido para liderar sua defesa e assessorá-lo em questões legais.
Em uma articulação realizada em Palmas na quarta-feira, 21, Carlesse e sua equipe delinearam os primeiros passos para o lançamento da pré-campanha. No entanto, mesmo com a determinação de Carlesse em concorrer à prefeitura, surgem questionamentos sobre sua elegibilidade.
Isso se deve, em parte, à recente condenação pela 4ª Vara Federal do Tocantins. O vice-prefeito Gleydson Nato, por outro lado, assegura que Carlesse está sendo orientado por Tarcísio Vieira e ressalta que, de acordo com a legislação, a elegibilidade só é afetada por uma condenação confirmada por órgão colegiado, o que ainda não ocorreu no caso do ex-governador.
Vale destacar que Tarcísio Vieira, o advogado escolhido para a defesa de Carlesse, possui uma vasta experiência jurídica, tendo participado de casos de grande relevância nacional, como a votação do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer em 2017 e atuado como advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Assim, a possível candidatura de Mauro Carlesse adiciona novos elementos ao cenário político de Gurupi, trazendo tanto expectativas quanto questionamentos sobre sua viabilidade eleitoral.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.