O cenário político para as eleições de 2026 no Norte de Goiás começa a se desenhar com a definição de 13 pré-candidatos a deputado estadual. Entre esses treze nomes mais cotados estão Givago Valadares, filho da prefeita de Porangatu-GO Vanuza Valadares, Márcio Luis, presidente da Facieg e o prefeito de Novo Planalto Eudes Araújo.
Existe ainda a discussão sobre a inclusão ou não do Vale do São Patrício como parte do Norte de Goiás. Independentemente do debate geográfico, os candidatos das duas regiões atuam politicamente de forma interligada, o que justifica sua consideração nesta lista.
Confira a lista de pré-candidatos:
- Ângelo Marcos de Souza
Professor ligado ao deputado federal José Nelto (União Brasil). Sua candidatura depende da definição de Givago Valadares em Porangatu, devido ao eleitorado restrito da cidade. - Eudes Araújo (MDB)
Prefeito de Novo Planalto, popular e reeleito com expressiva votação. Dependerá do apoio em cidades vizinhas como Porangatu e São Miguel do Araguaia, onde o prefeito Jeronymo Siqueira (PL) tende a apoiá-lo. - Fred Vidigal
Prefeito de Rialma, fez o sucessor e é bem avaliado. Precisa, porém, angariar apoio em cidades como Ceres e Uruaçu. - Givago Valadares
Engenheiro e filho da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares. Quase foi eleito em 2022 e figura como um dos mais fortes da região. - Helio de Sousa (PSDB)
Médico de Goianésia, pode disputar a vaga estadual, dependendo dos planos de Marconi Perillo. Caso contrário, pode optar por uma candidatura federal. - José Machado (PSDB)
Atual deputado estadual e médico em Goianésia. Favorito para a reeleição, pode influenciar Helio de Sousa a buscar outro cargo. - Leozão Menezes (PL)
Prefeito de Goianésia, caso entre na disputa, pode dividir votos e enfraquecer José Machado, considerado seu aliado. - Márcio Luís da Silva (MDB)
Presidente da Facieg, base eleitoral em Porangatu. Sua candidatura está ligada ao apoio do vice-governador Daniel Vilela. - Rilder Moreira
Promoter em Uruaçu, é mais um nome a ser considerado, mas ainda sem grande articulação regional. - Rodrigo Fernandes
Suplente de deputado com base em Uruaçu. Possível apoio do empresário Oziris Ribeiro (União Brasil). - Valmir Pedro
Prefeito de Uruaçu, avalia candidatura ou apoio a Rodrigo Fernandes. Pode preferir aguardar a eleição municipal de 2028. - William Teófilo
Nome forte em Goianésia, com respaldo do prefeito eleito Renato de Castro e do deputado Glaustin da Fokus. - Zaides Borges
Prefeita de São Miguel do Araguaia, sua candidatura depende do apoio de Jeronymo Siqueira, o que ainda é incerto.
A disputa promete ser acirrada, com candidatos buscando ampliar suas bases eleitorais em uma região com desafios específicos e competição intensa.
Com informações do jornal Opção.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.