Close Menu
Claudemir BritoClaudemir Brito
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Facebook X (Twitter) WhatsApp
Claudemir BritoClaudemir Brito
sábado, 18 abril / 2026
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Claudemir BritoClaudemir Brito
Início » Olyntho coordena apresentação do ZEE ao setor produtivo do Tocantins
Política

Olyntho coordena apresentação do ZEE ao setor produtivo do Tocantins

RedaçãoBy Redação22 de abril de 2025
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
Olyntho coordena apresentação do ZEE ao setor produtivo do Tocantins

Por iniciativa do deputado Olyntho Neto (Republicanos), a Assembleia Legislativa do Tocantins promoveu, na manhã desta terça-feira, 22, uma reunião para a apresentação, pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), do Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico do estado. “Foi o 2° encontro que realizamos para tratar sobre o ZEE do Tocantins. Desta vez, o intuito foi trazer, de forma didática e objetiva, os principais aspectos do novo Zoneamento previsto no projeto de lei encaminhado para a Aleto”, explicou. 

Responsável por detalhar o Plano do ZEE-TO, Rodrigo Sabino, diretor de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Seplan, afirmou que o Zoneamento trará vários benefícios para o setor produtivo do Tocantins. “O ZEE trará mais segurança jurídica, maior eficiência nos licenciamentos ambientais, ampliação do acesso ao crédito e a programas de incentivo, valorização da terra, redução dos conflitos ambientais e fundiários, e orientação para o uso sustentável do solo”, destacou.

Durante a reunião desta terça, os parlamentares e representantes das entidades e associações ligadas às atividades econômicas do estado tiveram a oportunidade de manifestar suas preocupações com o ZEE-TO e esclarecer dúvidas sobre o tema. Segundo Olyntho, concluída esta etapa, agora, será aberto um prazo de 30 dias para que as lideranças do setor produtivo possam apresentar sugestões que visem aperfeiçoar o PL do Zoneamento. “O objetivo é assegurar que todos possam participar deste processo, contribuindo para a construção da melhor proposta”, frisou o deputado.

Sobre o PL do ZEE-TO

O novo Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins está previsto no Projeto de Lei n° 5/2025, que, atualmente, encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia. É a 1ª das três comissões onde ele deve tramitar antes de ser submetido à votação no Plenário. “Quando a matéria chegar à Finanças, comissão que presido, nós iremos aprofundar ainda mais o debate, garantindo que o texto legal contemple os interesses e reivindicações legítimos dos produtores”, declarou Olyntho. 

Instrumento de organização do território, o ZEE deve ser obrigatoriamente seguido na execução de atividades públicas e privadas. Em linhas gerais, é ele que determina onde é área de preservação e o que é área de produção. No caso do Zoneamento do Tocantins, são 135 áreas homogêneas denominadas “zonas”, cada uma com características específicas que buscam aliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico.

Fonte: al.to.leg.br

Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleCaiado decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Next Article Estreia e lançamento de curtas goianos marcam programação do Cine Cultura

Leia Também

Eronildo Valadares expõe ausência de Márcio Luís em reunião sobre nome do Norte na disputa por cadeira na Alego

19 de janeiro de 2026 Goiás

Janad Valcari prestigia aniversário de 33 anos de Jaú do Tocantins

9 de setembro de 2025 Política

Claudia Lelis cobra ação imediata do Governo e pede apoio do Exército no combate às queimadas

9 de setembro de 2025 Política
Últimas Notícias

Apoio de Flávio Cristo Rei a Eduardo Fortes marca virada política em Talismã

By Claudemir Brito17 de abril de 20262 Mins Read

Entre fogo amigo e disputa por votos, Bruno Peixoto vê Porangatu ficar mais indigesta

17 de abril de 2026

De cidade em cidade: Eduardo Fortes inicia agenda ‘Fortes na Base’ na Região Sul do Tocantins

16 de abril de 2026

Ao lado de Amélio e Alexandre, Vicentinho garante que trabalhará por “ações verdadeiras de gestão” em prol dos produtores

16 de abril de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

© 2026 Claudemir Brito | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.