Na Operação Especial Verão, foram fiscalizados sucos nas embalagens em sacos, tetra e engarrafados
– Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado, foi realizada, em Palmas, a primeira etapa da Operação Especial Verão, da área técnica de Pré-Medidos, que visa garantir a conformidade em rótulos de mercadorias.
A ação, feita de 4 a 11 deste mês, na Capital, consiste na visita técnica em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas, para fiscalizar produtos que são pré-embalados, ou seja, sem a presença do consumidor, como água mineral (com ou sem gás), leite, suco, refrigerante em geral, bebida láctea, energéticos e filtro solar, para constatar se possuem a mesma quantidade de litros e mililitros (ml) que consta na embalagem.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que a Operação Especial Verão tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido. “A ação é benéfica tanto para quem vende quanto para quem compra – pois reforça a transparência nas relações comerciais e promove maior credibilidade a quem consome”, destaca Jerônimo.
Ensaios laboratoriais
Após a fiscalização no ambiente de comercialização, a equipe técnica da Agência de Metrologia recolhe mercadorias para proceder com os ensaios no laboratório da pasta. São recolhidos produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta-convite de todo o processo e trâmite legal.
Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.
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