Por Claudemir Brito
As eleições em Alvorada estão prestes a agitar o cenário político da região sul, prometendo uma jornada cheia de emoções até o dia da apuração. Nos bastidores, quatro nomes emergem como pré-candidatos, delineando uma disputa que promete ser acirrada e repleta de reviravoltas.
Entre os postulantes, destaca-se a figura de Liliane Meireles, ex-primeira-dama do município. Apesar de seu nome despertar interesse entre aliados do paço, a presença de Liliane Meireles na corrida eleitoral também é marcada pela insegurança jurídica.
Segundo fontes, a possibilidade da ex-primeira-dama ser candidata estaria sob pena dela estar concorrendo a um terceiro mandato. Documentos comprovam a participação de Liliane nos dois mandatos do prefeito Paulo Antonio como primeira-dama e secretária chefe de gabinete. O que também reforça o impedimento é o fato de a entrada do divórcio entre ela e o prefeito ter sido julgado tudo no segundo mandato.
Mesmo sabendo da insegurança jurídica, a candidatura de Liliane Meireles deve ser registrada, e caso seja impugnada restaria então, ao paço municipal, a substituição pelo vice-prefeito Terra Seca na reta final da campanha eleitoral. Mas aí o prefeito Paulo Antonio encontraria outra barreira ainda maior. O candidato que tem a preferência do governador Wanderlei Barbosa para disputar a prefeitura de Alvorada é o vereador e ex-presidente da Cãmara de Alvorada Capitão Lemos. Mas ainda falta um posicionamento oficial por parte do governador quanto o seu nome.
Lemos já acompanha Wanderlei Barbosa há muito tempo, inclusive era quem recepcionava o governador em Alvorada, na época em que o prefeito PA mantinha forte relação de amizade pessoal e política com o ex-governador Mauro Carlesse, e até cogitou manter a parceria quando Carlesse planejava disputar uma vaga no senado federal.
Nos próximos dias, será preciso uma definição oficial do Palácio Araguaia, o que já está acontecendo em algumas cidades da região sul.
Oposição
Falando de situação, agora vamos para os nomes da oposição ao prefeito Paulo Antonio e seus candidatos. O ex-secretário de Saúde de Alvorada e Policial Militar Roberto Sampaio declarou que irá concorrer novamente o cargo de prefeito. Sobre o fato de enfrentar nomes apoiados pelo prefeito PA e pelo governador Wanderlei Barbosa, Sampaio afirmou que o cenário político atual é mais tranquilo que o de 2020. “Já lutei contra as duas forças, (Prefeitura e Palácio) em um cenário de guerra. Agora será mais tranquilo. O governador é um republicano, ele sabe fazer política sem perseguir ninguém. Tenho grande admiração pelo Wanderlei”, disse.
Perguntado sobre qual partido deve se filiar, Sampaio disse ter prerrogativa de escolher o partido só na convenção e que respeita os dois possíveis adversários, Lemos ou Terra Seca. “Irei usar esse direito. Nosso vice será homem ou mulher que vai muito contribuir no processo. Tenho grande respeito pelos dois nomes postos pela situação, Capitão Lemos e Terra”, disse.
Sobre o partido, Sampaio não descartou a possibilidade de sua filiação no MDB, onde tem nomes tradicionais, dentre eles, o ex-prefeito José Wached. Ainda durante questinamentos, Roberto Sampaio disse estar mais preparado do que nas eleições de 2020.
A contagem regressiva para o início oficial da campanha eleitoral pelo menos nos bastidores já começou, e os cidadãos de Alvorada aguardam ansiosos para conhecerem mais detalhes sobre as plataformas e projetos dos pré-candidatos. Enquanto isso, a incerteza em torno da participação de Liliane Meireles adiciona um elemento intrigante a essa eleição, tornando-a uma das mais comentadas e acompanhadas na região.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.