Apoiadores da prefeita Josi Nunes, incluindo seu vice Adailton Fonseca, têm ignorado a fome e as necessidades das pessoas mais pobres de Gurupi, usando a alface e as hortas comunitárias como alvos de zombaria. Adailton foi um dos primeiros a fazer piada sobre o programa de alimentos que beneficia cerca de 14 mil por mês, na cidade. E essas atitudes, certamente, ocorrem com a anuência da prefeita. Em tempos em que a política deveria ser uma ponte para solucionar problemas, algumas brincadeiras nos fazem questionar o real compromisso de certos líderes com a dor do povo.
Em Gurupi, o programa social que distribui alimentos produzidos em hortas comunitárias, idealizado por Eduardo Fortes, e que atende 3.500 famílias por semana, tem sido alvo de deboche, como se ajudar quem tem fome fosse motivo de riso. Mas onde está a piada quando uma mãe precisa dividir o pouco que tem entre seus filhos e ainda assim passa fome? “Dói demais. Eu já passei fome. Eu já cheguei a pedir para meus filhos comerem e não sobrava para mim”, desabafa, Edcionete Caradoso Reis, acrescentando, “foi Deus que botou o Eduardo, pra cá, para o Tocantins”.
No horário eleitoral gratuito desta segunda-feira, o programa de TV, de Eduardo Fortes, ilustrou bem a importância de um projeto como as hortas comunitárias para dar dignidade às pessoas que não tem condições de comprar alimentos saudáveis, como relata Márcia Pires, “Essa verdura, aqui para nós, é essencial, porque é um alimento que todos nós precisamos, mas nem todo mundo pode comprar”, afirma. Outra beneficiada pelas hortas, Leila Viviane Correia, exclama: “teve muita gente que na pandemia teve só isso aqui para comer. Era daqui que tirava o sustento”, relembra.
A fome, a falta de saúde, moradia, e a luta por educação são realidades que afetam milhares de pessoas diariamente em Gurupi. Jesus, em sua infinita sabedoria, nos ensinou a compaixão. Quando multiplicou os pães e os peixes, não foi apenas sobre alimentar a multidão, mas sobre mostrar que o verdadeiro líder é aquele que vê a dor do outro e age para aliviar essa dor. Onde está a graça em zombar de quem faz o bem?
O valor de programas que alimentam
Eduardo Fortes, mesmo antes de ingressar na política, já atuava em iniciativas que valorizam a dignidade das pessoas, como as hortas comunitárias. Esses projetos, além de fornecerem alimentos, também promovem autoestima e inclusão. Tranquilo e seguro de suas ações, Fortes expressa sua surpresa diante das críticas a programas que beneficiam diretamente os mais pobres. “Convivo com as pessoas mais humildes e entendo a importância de uma sopa ou de uma alface”, afirma.
Ele também destaca a ausência de iniciativas sociais na prefeitura atual e garantiu a expansão de projetos como as hortas, os atletas do amanhã, a casa de apoio e a UPA veterinária. “Vamos vencer, e tudo que fizermos será ampliado”, concluiu. Para assistir ao programa basta acessar @eduardofortess no Instagram.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.