O candidato a prefeito, André Borba, acompanhado de seu vice, Danilo do Retiro, divulgou suas principais propostas para a área da educação municipal. Com foco na melhoria das condições estruturais e na valorização dos profissionais da área, Borba destacou que sua gestão priorizará o bem-estar dos estudantes e o fortalecimento das instituições de ensino.
Entre as principais propostas estão a melhoria da estrutura física das escolas e creches municipais, com salas climatizadas e adequadas para promover um ambiente propício ao aprendizado. Borba também ressaltou a importância de valorizar os profissionais da educação, garantindo o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras, Remunerações e Salários (PCCRS) tanto para o magistério quanto para o setor administrativo.
Outra proposta relevante é garantir que os estudantes sejam matriculados em escolas próximas de suas residências, além da criação de brinquedotecas nas unidades escolares para estimular o aprendizado através do lúdico. Cursos profissionalizantes para jovens, em parceria com governos federal e estadual e o sistema S, também fazem parte do plano de ação do candidato.
Borba ainda mencionou a criação de políticas para educação de jovens e adultos, com a implantação da EJA no município, e a construção de novas áreas de recreação e uma sede para a Secretaria Municipal de Educação e para a Creche Municipal. Para melhorar o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), serão implantados serviços de psicologia, assistência social e orientação educacional no quadro de servidores.
A segurança nas escolas também é prioridade, com a proposta de estruturar as escolas em tempo integral, incluindo uma forte articulação com as áreas de esporte, ciência e cultura, além da garantia de um monitor em todos os veículos escolares.
Entre outros pontos, André Borba pretende renovar a frota de transporte escolar, atualizar o acervo das bibliotecas, fortalecer a gestão democrática da educação e implantar o “Programa Primeiro Lanche”, que oferecerá uma refeição aos estudantes antes do início das aulas pela manhã. O estímulo à participação das famílias na educação também é um dos pilares das propostas, visando fortalecer a integração entre escola e comunidade.
Por fim, o candidato propõe parcerias com o Ministério da Educação, o FNDE e a SEDUC para fortalecer o ensino e aprendizagem, além de garantir políticas públicas de incentivo, como bolsas para estudantes e fortalecimento da educação em todas as suas esferas.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.