Close Menu
Claudemir BritoClaudemir Brito
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Facebook X (Twitter) WhatsApp
Claudemir BritoClaudemir Brito
sábado, 7 março / 2026
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores
Claudemir BritoClaudemir Brito
Início » Com ações do Governo do Tocantins, estado bate recorde no abate de bovinos em 2024 e impulsiona economia
Tocantins

Com ações do Governo do Tocantins, estado bate recorde no abate de bovinos em 2024 e impulsiona economia

RedaçãoBy Redação25 de março de 2025
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
Com ações do Governo do Tocantins, estado bate recorde no abate de bovinos em 2024 e impulsiona economia

O abate de bovinos registrou alta de 7% em 2024 e a pesquisa completa pode ser acessada no site da Seplan, na aba Estatísticas
– Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

O estado do Tocantins registrou um crescimento expressivo no agronegócio em 2024, alcançando recordes no abate de bovinos e na produção de ovos, conforme apontam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, consolidado na Pesquisa Trimestral do Abate, Leite e Ovos do Brasil, mostra que o estado segue em expansão econômica, impulsionado pelo suporte ao setor produtivo por parte do Governo com investimentos em infraestrutura e logística.

Segundo a pesquisa, o abate de bovinos cresceu 7% em 2024, atingindo 1,3 milhão de cabeças, o maior número da série histórica iniciada em 1997. Em relação à produção de ovos, o Tocantins registrou um volume de 50 milhões de dúzias, um aumento de 4% comparado a 2023, consolidando-se como o maior produtor da Região Norte.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), acompanha de perto essas pesquisas socioeconômicas, utilizando os dados para traçar estratégias que impulsionem ainda mais o desenvolvimento econômico. Os documentos produzidos a partir dessas informações estão disponíveis no site da Seplan, na aba Estatística.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, destacou a importância dos investimentos e a projeção positiva para o futuro do estado. “O Tocantins segue em crescimento, pois as condições do nosso estado favorecem essa evolução. Investimentos na malha viária, na logística de transporte, no rigor sanitário e no fortalecimento da assistência técnica têm sido fundamentais para impulsionar e manter a trajetória ascendente da economia”, afirmou.

Atualmente, o Tocantins ocupa a 11ª posição no ranking nacional de abate de bovinos e a 15ª na produção de ovos. Quanto à região Norte, é o terceiro maior no abate de bovinos e lidera na produção de ovos.

O aumento da atividade foi acompanhado das exportações recordes de carne bovina, cerca de 102 mil toneladas, registradas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em 2024.

O rebanho bovino no Tocantins, em 2023, alcançou 11.313.309 cabeças, ocupando a 9ª posição no ranking do país.

Pesquisa Trimestral do Abate de Animais

O IBGE realiza trimestralmente as pesquisas estatísticas oficiais da conjuntura agropecuária, sendo elas a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, a Pesquisa Trimestral do Leite, a Pesquisa Trimestral do Couro e a Produção de Ovos de Galinha. A periodicidade das pesquisas é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês.

Para acessar a Pesquisa Trimestral do Abate, Leite e Ovos do Brasil, e o compilado do Estado, basta visitar o site da Seplan, na aba Estatística – Tocantins em Números – Agropecuária ou aqui.

Fonte: www.to.gov.br

Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleTarifas bancárias tem variação de até 450%
Next Article Em sessão ordinária, Assembleia aprova 61 requerimentos do deputado estadual Dr. Danilo Alencar

Leia Também

Defesa do advogado Benito Querido assegura liberação de carga avaliada em R$ 680 mil

6 de março de 2026 Tocantins

Vereadoras Sandra Ferreira e Dayany Martins participam do evento nacional “Movimente – Só protagonistas ousam atravessar”, em Brasília

3 de março de 2026 Tocantins

Deputado Eduardo Fortes inicia projeto ‘Fortes na Base’ e percorrerá 15 municípios no Sudeste do Tocantins

3 de março de 2026 Tocantins
Últimas Notícias

Defesa do advogado Benito Querido assegura liberação de carga avaliada em R$ 680 mil

By Claudemir Brito6 de março de 20262 Mins Read

Vereadoras Sandra Ferreira e Dayany Martins participam do evento nacional “Movimente – Só protagonistas ousam atravessar”, em Brasília

3 de março de 2026

Vereador Geraldo Santa Rita solicita ampliação de exames e atendimentos na saúde municipal

3 de março de 2026

Montividiu do Norte é OURO na Alfabetização

3 de março de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

© 2026 Claudemir Brito | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5
  • Home
  • Geral
  • Tocantins
  • Goiás
  • Cidades
  • Plantão 190
  • Política
  • Bastidores

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.