Filme de cineasta tocantinense, O Barulho da Noite, ganha prêmios em Milão (Itália) e em Los Angeles (EUA)
– Foto: Divulgação
O filme O Barulho da Noite, escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira, venceu mais quatro prêmios internacionais nessa semana. Na 11ª edição da Agenda Brasil – Festival Internazionale di Cinema Brasiliano, em Milão, na Itália, o longa-metragem recebeu o prêmio de Melhor Filme de Ficção. No 17º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF 2024), nos Estados Unidos, a produção audiovisual conquistou os prêmios de Melhor Longa-Metragem, Melhor Roteiro e Melhor Atriz, com a atuação da artista Emanuelle Araújo. Ambos os festivais buscam promover a pesquisa, o desenvolvimento das linguagens artísticas e o intercâmbio de conhecimentos internacionais. O foco é fomentar e divulgar o cinema brasileiro para contribuir com a sua difusão e debate. Por meio de orientação do governador Wanderlei Barbosa e encaminhamentos das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Comunicação (Secom), o filme contou com apoio do Governo do Tocantins.
Para o secretário Tião Pinheiro, esta premiação tem um valor histórico importante para o Tocantins. “Ficamos muito felizes com o excelente resultado do filme. O reconhecimento internacional dessa produção é uma vitória para todos os tocantinenses, pois atrai os olhares do público e dos profissionais do setor para o estado, sua riqueza e diversidade cultural”, parabenizou, destacando o excelente momento do setor cultural brasileiro e do Tocantins nesse contexto e lembrando o recente anúncio do Ministério da Cultura (MinC) de que o Estado está em primeiro lugar na execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) no país com 99,1%. “Isso é resultado da acertada decisão política do governador Wanderlei Barbosa ao recriar a Secult [Secretaria de Estado da Cultura] em março de 2023, à atuação do Ministério da Cultura, à participação dos fazedores de cultura, ao trabalho da equipe da Secult e ao apoio de parceiros”, destacou.
A premiada cineasta tocantinense Eva Pereira explicou que O Barulho da Noite está quebrando um recorde em termos de produções tocantinenses, produzido por empresas, realizadores e atores do Tocantins, e ainda destacou a importância do apoio do Governo do Tocantins nas sessões de pré-estreia do filme realizadas em Palmas. “É o primeiro longa-metragem de ficção que conseguiu levar esses prêmios ao nosso estado. Em cinco festivais internacionais, alcançou quatro premiações de melhor filme. É mais que um reconhecimento ao audiovisual tocantinense e eu dedico isso a todo fazedor de cultura do nosso estado. Estamos exportando os nossos talentos e isso faz com que sejamos vistos enquanto indústria audiovisual nortista, tocantinense e amazônica. Nós somos extremamente gratos ao apoio do Governo do Tocantins.
O Barulho da Noite
O enredo do filme traz Maria Luíza, uma criança de sete anos de idade que terá a infância roubada ao descobrir um segredo capaz de acabar com a sua família. Ambientada na zona rural do Tocantins, a produção também faz referência à cultura popular do estado, tendo como pano de fundo a Folia do Divino Espírito Santo, um festejo tradicional na região. O elenco conta com os atores Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.