A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país
– Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
O comércio tocantinense está aquecido e registrou aumento no volume de vendas entre setembro e outubro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins foi o estado que apresentou maior crescimento nas vendas do comércio varejista ampliado. O incremento foi de 4,6% de um mês para o outro, ficando 3,7 pontos percentuais acima da média nacional (0,9%). Esses dados constam na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 12.
A metodologia da pesquisa define o comércio varejista ampliado como o grupo de atividades que compõem o varejo, além dos segmentos de veículos e peças, material de construção e atacado especializado em alimentos e bebidas.
“O comércio aquecido é importante para a geração de receitas e para aumentar a oferta de empregos, além de atender às demandas de consumo das famílias tocantinenses, por isso esse resultado é muito bom e revela o crescimento da nossa economia”, reforça o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, atribui o bom resultado às políticas públicas de desenvolvimento econômico pela gestão atual. “Por meio do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], o Governo do Tocantins tem fomentado todos os setores da economia tocantinense, descentralizando a atividade econômica para gerar emprego e renda em todas as regiões do estado, com o objetivo de melhorar a vida da população, que é a determinação principal do governador Wanderlei Barbosa”, destaca.
Dados da pesquisa
O volume de vendas do varejo ampliado foi ainda maior na comparação com o mesmo mês do ano passado, com aumento de 5,5%. No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, o incremento foi de 3,8%. Já nos últimos 12 meses, entre novembro de 2023 e outubro de 2024, o volume de vendas cresceu 3,2%.
Já o índice restrito ao comércio varejista, como supermercados e hipermercados, farmácias e outros comércios, apresentou crescimento de 1,5% em outubro frente a setembro deste ano, ficando 1,4 ponto percentual acima da média nacional (0,9%). O índice foi 7,7% maior que o volume de vendas registrado no mesmo mês de 2023. No acumulado do ano, o incremento foi de 10,4%; e de 9,8% nos últimos 12 meses.
Movimentação financeira
Os resultados também foram positivos para a receita nominal do comércio. O IBGE constatou que as vendas do varejo ampliado subiram 4,3% entre outubro e setembro; e 12,6% a mais que na comparação com outubro de 2023. Ainda de acordo com a pesquisa, os indicadores do varejo, excetuando-se os segmentos de veículos, construção e atacado especializado, também foram positivos, variando 1,7% em outubro frente a setembro e 14,1% a mais de vendas que o mesmo período do ano passado.
Sobre a pesquisa
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação.
*Com informações da Agência IBGE Notícias
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