O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, parabenizou o Governo do Tocantins pelo trabalho realizado, por interiorizar a educação, levando melhores condições de acesso à comunicação para todo o Estado. “É muito gratificante para nós ver o trabalho feito pelo governador Wanderlei Barbosa, com iniciativas como essas de levar internet para todos, possibilitando um acesso melhor à comunicação, priorizando a descentralização da educação, com esses projetos em parceria com o Governo Federal; e ver o Estado que era no passado o mais atrasado em termos de comunicação, hoje com toda essa infraestrutura já pronta para implementar rede de comunicação por fibra óptica, que possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em municípios tocantinenses”, comentou Wellington Dias.
Programa Educa Mais Tocantins
O Programa Educa Mais Tocantins, que será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) por meio de edital, possibilitará a interiorização da graduação, oferecendo 5 mil bolsas de estudo para jovens tocantinenses cursarem o ensino superior, considerando as demandas sociais identificadas, as potencialidades e as vocações produtivas de cada região do Estado. O programa beneficiará estudantes de baixa renda, egressos do ensino médio e que não possuam diploma de curso superior e professores da rede pública de ensino, com investimento do Governo do Tocantins de R$ 10 milhões, iniciais, oriundos de emendas parlamentares e do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT), geridos pela Fapt.
“O nosso governador Wanderlei Barbosa sempre priorizou a educação para todos, e com esse projeto levaremos ensino superior aos alunos que não têm acesso à universidades e que não possuem condições de migrar da cidade para buscar uma graduação. Nosso objetivo é contribuir com a geração de emprego e a inclusão social, além de estimular a formação do professor da rede pública de ensino, pretendendo trazer uma atividade mais qualificada para os nossos professores conforme a sua área de atuação” ressaltou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.
O próximo passo para a execução do programa será o chamamento público para a criação de um edital para que as instituições de ensino privadas se inscrevam no processo.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Estado do Tocantins contou com a presença do presidente da Rede Nacional de Pesquisa/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Simões, para a implantação do projeto Infovias do Tocantins.
Na ocasião, Nelson Simões explicou sobre o projeto Infovias Tocantins. “Esse é um trabalho em que construímos redes ópticas de longa distância que ajudam a levar conectividade para o interior dos estados, auxiliando a comunidade de ensino e pesquisa. Hoje, locais que têm um acesso muito ruim de internet, que irão receber a rede de internet por fibra óptica, irão melhorar potencialmente a comunicação nesses locais. Assim, alunos de localidades no interior serão assistidos com a mesma qualidade da conexão que chega às capitais”, reforçou.
O projeto Infovias atenderá, inicialmente, 12 municípios do Tocantins (Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Peixe, Santa Fé e São Salvador), onde mais de 600 mil tocantinenses vivem (cerca de 40% da população) levando internet de alta velocidade, equivalente a 100 gigabyte. O projeto possibilitará uma rede própria de comunicação que levará internet a escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança, melhorando o acesso aos serviços públicos. Serão investidos recursos oriundos do Governo Federal no valor de R$ 7 milhões.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.