O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e em parceria com prefeituras, realizou no primeiro semestre de 2024 ações de Inclusão Produtiva em 11 municípios tocantinenses.
A ação visa qualificar trabalhadores, promover a inclusão no mercado de trabalho e fortalecer a economia solidária e o empreendedorismo. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram capacitadas 2.508 pessoas. A previsão é realizar mais 216 cursos, capacitando 4.320 pessoas, e atendendo mais 72 municípios entre os meses de julho e dezembro.
Ponte Alta do Bom Jesus
Nesta semana foi a vez do município Ponte Alta do Bom Jesus receber mais uma qualificação profissional, desta vez com o curso de Confeitaria Básica, que estava sendo muito esperados pelos participantes. O estudante Clézio Mendes Ferreira, 15 anos, demonstrou grande interesse pela capacitação. “Desde criança sonho em fazer esse curso de confeitaria, para mim essa é uma grande oportunidade de aprender e ter a profissão que sempre desejei. Com o curso estou aprendendo muitas técnicas novas pois quero essa profissão”, afirmou.
Quem também desejou muito o curso de confeitaria foi a dona de casa Samanta Morais de Oliveira, 26 anos. “Uma grande oportunidade para mim que sempre desejei abrir um negócio no ramo. Descobri muitas técnicas novas e que a gente aprende muito presencialmente e esse aprendizado eu quero levar para minha vida inteira”.
A capacitação profissional é coordenada pela equipe do setor de Inclusão Produtiva da Setas e segue até esta sexta-feira, 28, no Centro Comunitário do município. O objetivo é capacitar famílias em situação de vulnerabilidade para incentivar a inclusão produtiva, geração de trabalho e renda. O curso contém 40 horas, entre aulas teóricas e práticas. A expectativa é para capacitar, em média, 35 pessoas.
Mais uma que esperava muito pela realização do curso de confeitaria básica é a estudante Karla Guedes de Souza de 28 anos. Ela mora na área rural de Ponte Alta de Bom Jesus e foi participar do curso. “Tenho o dom da confeitaria, gosto de fazer bolos e de decorar e essa é profissão que quero pra mim. Estou no curso para aprender mais, pegar confiança, fazer para vender, ter mais uma renda e ajudar meus pais”. Ela também agradeceu a oportunidade ofertada pelo Governo do Tocantins.
Os cursos de Capacitação de Inclusão Produtiva são ministrados conforme demandas municipais e definidos com base no cenário atual e realidade da aptidão do município, segundo o técnico da Setas e coordenador da capacitação, Marco Antônio Coêlho.
Público alvo
Famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e beneficiários do CadÚnico, além das comunidades tradicionais.
Inclusão Produtiva
Os cursos de Inclusão Produtiva são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, em parceria com as prefeituras municipais. As capacitações são formas de incentivo à inclusão produtiva, com o objetivo de gerar trabalho e renda. Os cursos são definidos com base no cenário atual e na realidade da aptidão do município.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.