A primeira-dama Karynne Sotero visitou o Hospital de Amor de Palmas (HAP) na manhã desta sexta-feira, 15, acompanhada do gerente administrativo da unidade, Gustavo Ruza; e da arquiteta idealizadora da iniciativa, Mônica Avelino. O objetivo da visita guiada foi conhecer a estrutura da unidade já finalizada e compreender o que ainda precisa ser feito no local, além de conferir as demandas de atendimento e serviços a serem aglutinadas pela rede estadual, em uma parceria que facilitará e trará conforto aos pacientes oncológicos do Tocantins.
Representando o Governo do Tocantins, a primeira-dama Karynne Sotero mostrou-se contente em ver que a unidade do Hospital de Amor, sediada em Palmas, é tão completa quanto a unidade de Barretos. “A estrutura é gigantesca, tudo muito bem equipado, novo e limpinho. É um grande passo para o Tocantins, principalmente no que se refere a desafogar fluxos no HGP [Hospital Geral de Palmas]. Tive o prazer de conhecer o Hospital de Amor de Barretos e eles conseguem passar esse sentimento em todas as unidades”, salientou, ao complementar que “aqui é da mesma forma: você sente uma tranquilidade no lugar, que é lindo. A parceria com o Estado é um fato, agora precisamos correr com as questões burocráticas para começar a funcionar esse atendimento articulado”.
Na visita, a primeira-dama conheceu o ambulatório, a área de radiografia e prevenção (zona azul) e a ala de quimioterapia (zona verde), que já estão em funcionamento, além do espaço destinado à Capela e aos Cultos Ecumênicos. Atualmente, o HAP atende 200 mulheres diariamente com exames preventivos, além de possuir duas carretas que rodam o Tocantins levando conscientização e prevenção. A zona verde também já está ativa com pacientes realizando quimioterapia e, aos poucos, pacientes tocantinenses estão migrando seu tratamento de Barretos para cá.
“A visita da Karynne é de total importância para nós e para o Estado, pois estreita laços e sinaliza para a execução dessa parceria”, ponderou o gerente administrativo do HAP, Gustavo Ruza. Ele explicou como está o funcionamento da unidade, ainda em processo de estabilização no tratamento, mas já avançado na prevenção. “Nós estamos fazendo diagnóstico e prevenção desde julho de 2021, o que garante um certo fluxo no Hospital. Agora, começamos a oferecer partes de tratamento, mas está sendo gradativo. O paciente que já faz o tratamento em Barretos está migrando para o Tocantins, ficando muito mais próximo da sua casa e família, o que é de total importância para a sua recuperação”, reforçou o gerente, ao demonstrar a importância dessa parceria com o Governo do Tocantins, por viabilizar, por exemplo, uma ala do HGP para ser feito aquilo que ainda não é realizado no HAP, “até o momento em que todos os pacientes oncológicos do Estado e do entorno sejam atendidos exclusivamente pelo Hospital de Amor de Palmas”, concluiu.
A arquiteta Mônica Avelino Arrais acompanha o Hospital de Amor de Palmas desde quando ele era apenas um projeto no papel e agora reconhece, na unidade já de pé, uma “boa realidade para o Tocantins”, com estrutura de ponta e pronta para começar a funcionar. “Para isso, precisamos desse apoio do governo, porque a parte oncológica do SUS precisa ser direcionada para cá, garantindo aos pacientes um tratamento mais humanizado e preparado para esse tipo de doença, que é triste e afeta toda a família”, comentou.
A arquiteta finalizou agradecendo ao governador Wanderlei Barbosa pelo apoio que sempre demonstrou ao Hospital de Amor de Palmas. “A gente também pede ajuda dos empresários e dos colaboradores que possam doar ao Hospital, sobretudo para concluirmos a segunda etapa da obra. A primeira já está concluída. Agora, falta a parte do centro cirúrgico, internação, serviços, medicina nuclear e reabilitação. Com a união de todos, conseguiremos viabilizar esse benefício a todo o Tocantins”, concluiu.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.