Estado tem apresentado resultados atrativos no setor mineral de pedras preciosas, minerais minérios e metais de transição energética
– Foto: Bianca Marinelli/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração (Ameto), realizará no dia 6 de dezembro o 1° Fórum de Mineração do Estado, considerado um marco para o setor mineral. O Tocantins se destaca como a nova fronteira mineral do Brasil.
O evento, a ser realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), ocorrerá das 8 às 18 horas, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e contará com a presença de grandes mineradoras atuantes no Tocantins e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor mineral do Brasil. São oferecidas 400 vagas e a inscrição é gratuita e limitada e deve ser feita no link: https://forms.gle/fau5ZMXzuKqcuLDd7.
Durante o fórum, serão discutidas as principais tendências em tecnologia, pesquisa, softwares e outros produtos voltados à indústria mineral. Também serão apresentados dados sobre investimentos, fiscalização e gestão no setor. Os participantes poderão prestigiar ainda uma exposição composta por minerais do Tocantins, como ouro, esmeralda, cristais diversos, fosfato, dentre outros, no hall de entrada do Palácio Araguaia.
Tocantins em destaque
O Estado tem apresentado resultados atrativos no setor mineral de pedras preciosas, minerais, minérios e metais de transição energética com os de terras raras. Um exemplo é a região de Palmeirópolis, que tem se sobressaído nas pesquisas relacionadas aos depósitos de polimetálicos (zinco, cobre, prata, enxofre e ouro).
No sudeste do estado, a mineradora Aura Minerals apresenta resultados expressivos na extração de ouro. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a produção de ouro no Tocantins ocorre sob os regimes de Concessão de Lavra e Permissão de Lavra Garimpeira (PLG). Em 2021, no regime de concessão de lavra, o Tocantins ocupou o 9º lugar nacional na comercialização de produção, com 90 kg. Já em regime de PLG, no mesmo ano, alcançou a 4ª posição no ranking, com 230 kg.
Segundo dados da ANM, o Tocantins se destaca na produção de calcário e fosfato. O estado produz calcário tanto para corretivo agrícola quanto para a fabricação de cimento e cal. Em 2023, considerando o Valor da Produção Beneficiada, o Estado ocupou o 4º lugar no ranking nacional. No caso do fosfato, o Tocantins também figura como um dos maiores produtores do país, sendo o 3º em produção bruta no ranking nacional.
Com dados positivos no setor mineral, o 1° Fórum de Mineração promete ser um marco histórico, contando com a participação de entidades públicas e privadas, representantes do governo federal e de importantes nomes do setor mineral. O evento promoverá um amplo debate sobre as tendências e as perspectivas do segmento.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.