O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza mais uma edição da Feira da Colheita, desta vez, no município de Ipueiras.
A ação tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos, a comercialização de produtos da agricultura familiar e a capacitação dos produtores locais. Esta edição conta com apresentações de danças tradicionais quilombolas, como a Sussa; expositores de produtos agropecuários, artesanatos, mudas de plantas nativas, produtos da roça como a mandioca, feijão e abóbora; além de uma praça de alimentação com artefatos da agricultura familiar.
O diretor de Pesca e Aquicultura, Dyego Santa Reis, que participou do primeiro dia do evento, destacou a importância da ação para a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea). “Estamos aqui desenvolvendo um trabalho de diagnóstico com as colônias de pescadores, dialogando com a população, colhendo informações importantes para a construção de projetos e para trazer políticas públicas que sejam interessantes e personalizadas para a comunidade de Ipueiras”, ressaltou.
Danielly Lorany, que representa a empresa Rei das Motosserras, declarou que a participação do empreendimento na feira é uma ótima oportunidade para divulgar os produtos. “É a nossa primeira participação na Feira da Colheita. Trouxemos o que há de mais novo e tecnológico no mercado, como o robô cortador de grama, que é uma excelente redução de custo e mão de obra para o nosso cliente. A feira é uma ótima oportunidade para apresentar os nossos produtos e divulgar a empresa. Estamos satisfeitos com a nossa participação e agradecemos aos realizadores pelo convite”, declarou Danielly.
Além das tecnologias apresentadas pelo Ruraltins, como a hidroponia, aquaponia e tanque elevado de piscicultura, em cada município onde a Feira da Colheita é sediada, há uma oportunidade para os produtores e empresários locais participarem com as exposições, palestras, capacitações e apresentações culturais.
O vice-presidente do Ruraltins, Joaquim Urcino, ressaltou que a proposta da feira é disseminar conhecimento, conhecer a realidade local, gerar oportunidades para os produtores da região e firmar novas parcerias com as empresas, instituições públicas e privadas. “Nosso governador Wanderlei Barbosa tem se preocupado em levar tecnologias, oportunidades e conhecimento para todo o Tocantins. Estamos executando a Feira da Colheita, que percorrerá de norte a sul do Estado de maneira que os nossos agricultores e as comunidades sejam alcançadas com tudo que está sendo oferecido em cada evento”, enfatizou o vice-presidente.
Próximas edições
As próximas edições da Feira da Colheita serão realizadas em: Buriti do Tocantins, entre os dias 8 e 10 de agosto; São Miguel do Tocantins, entre os dias 14 e 16 de agosto; Araguatins, entre os dias 20 e 22 de agosto; e Augustinópolis, entre os dias 26 e 28 de agosto.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.