Semarh e Seargo propuseram a indicação de pautas prioritárias e a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para análise e construção conjunta de propostas com os representantes do agronegócio e cooperativas de crédito
Cleide Veloso/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por intermédio das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Agricultura e Pecuárias, propôs nesta quinta-feira, 29, a elaboração de uma estratégia conjunta com representantes do agronegócio tocantinense e cooperativas de crédito que serão indicados para compor um Grupo de Trabalho (GT), visando promover o desenvolvimento sustentável do estado.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, apresentou um panorama da situação e sugeriu a indicação de pautas prioritárias para tratativas no GT e adiantou que “está sendo preparado um relatório técnico, detalhado que vai apontar requisitos, indicadores e resultados”.
O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, afirmou que “os relatórios de monitoramento precisam ser mais detalhados, para diferenciar desmatamento ilegal de procedimento autorizado com e sem área de compensação, supressão da vegetação, área de Reserva Legal e Área de Preservação Ambiental. Acredito que a atuação conjunta é o caminho certo, a estruturação do órgão ambiental, a análise e a construção de propostas juntos, com a participação dos representantes do agronegócio e cooperativas de crédito”.
A presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja TO), Caroline Schneider Barcellos, expressou satisfação com a movimentação técnica do Estado. “Temos que estar do mesmo lado, trabalhar juntos e sair daqui com soluções para estar em sintonia”, ressaltou.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.