A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, continua sob investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) por suspeitas de fraude em sua aposentadoria como servidora da UNIRG. Em meio à investigação, Josi Nunes tenta desviar a atenção da população ao divulgar o arquivamento de outros processos, tentando confundir a opinião pública. Josie Nunes segue sendo investigada pelo MPTO, por meio de um inquérito civil público, aberto no dia 1º de agosto de 2024. Os crimes são improbidade administrativa e prejuízo aos cofres públicos.
A denúncia, apresentada ao Ministério Público, aponta irregularidades na concessão de benefícios exclusivos de professores concursados à prefeita, apesar de não haver provas de que ela tenha cumprido o tempo necessário de serviço na UNIRG. Além disso, o processo corre sob segredo de justiça, o que impede o acesso a informações cruciais e alimenta as suspeitas sobre a legalidade de sua aposentadoria.
A Câmara de Vereadores de Gurupi também analisa a possibilidade de abrir uma CPI para investigar o caso. A denúncia foi protocolada pelo professor da UNIRG, e advogado Paulo Izídio. No processo, ele juntou provas documentais sobre a aposentadoria de Josi Nunes.
Relembre o caso
De acordo com Paulo Izídio, a prefeita teria obtido a aposentadoria por meio de processo judicial, garantindo benefícios exclusivos de professores concursados, o que agrava ainda mais a suspeita de fraude. Em resposta às acusações, Josi Nunes e o presidente do GurupiPrev, Jenilson Alves de Cirqueira, emitiram uma nota na tentativa de esclarecer os fatos. Entretanto, a defesa de que Josi Nunes seria servidora efetiva da UNIRG carece de provas substanciais.
Nesse sentido, até agora, não foram apresentados o edital do concurso pelo qual Josi supostamente ingressou na UNIRG, nem o termo de posse ou a colocação obtida no certame. No processo consta que a prefeita solicitou o pagamento retroativo de mais de R$ 250.000,00, junto ao GurupiPrev. “Ela jamais foi concursada para o cargo de professora na UNIRG”, afirmou Paulo Izídio.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.