Documentário é ambientado na região de Taquaruçu Grande
– Foto: João Ricardo Ribeiro/Governo do Tocantins
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) em edital lançado pelo Governo do Tocantins via Secretaria da Cultura (Secult), o documentário Trilhas da História estreou nesta terça-feira, 19, na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, na região de Palmas. O filme conta as memórias da Estrada dos Tropeiros Canela – Taquarussu do Porto e é dirigido pelos cineastas Andréa Lopes e Cristiano Viana, com produção da equipe do Instituto Puro Cerrado. O lançamento contou com a presença do secretário Tião Pinheiro e da comunidade local. A próxima exibição ocorrerá no Cine Cultura no dia 10 de dezembro, às 19h, em Palmas.
A rota Estrada dos Tropeiros, que atravessava os rincões sertanejos do norte de Goiás desembocando no entroncamento que ligava a extinta e submersa Vila do Canela a Taquarussu do Porto (atual Taquaruçu), foi crucial para o transporte de mercadorias e o intercâmbio cultural entre as comunidades, e o filme busca rememorar o passado para que as memórias se perpetuem no tempo.
“O Tocantins tem uma história muito rica e temos que perpetuar essas memórias para que as próximas gerações saibam da importância para a nossa identidade enquanto tocantinenses. Não podemos olhar para frente sem ver o retrovisor e valorizar o nosso passado”, comentou o secretário Tião Pinheiro.
A partir de entrevistas, a população compartilhou vivências para a elaboração do documentário, que tem como objetivo contribuir para a preservação e divulgação histórica de um território permeado de lutas e cultura própria. O filme é ambientado na região de Taquaruçu Grande e apresenta a história do lugar e dos moradores que já viviam antes da divisão entre Tocantins e Goiás. A ideia é apresentar, através da sétima arte, toda a complexidade local a partir de tramas culturais, identitárias, ambientais e econômicas. “É a história antes da história oficial”, diz a proponente e cineasta Andréa Lopes.
O documentário surgiu a partir de uma pesquisa de mestrado que Andréa realizou na região por dois anos, na qual pôde conhecer mais personagens que compuseram o filme. “Com nosso projeto contemplado, nós tivemos a grata satisfação de poder contar a história dessas pessoas e hoje elas vieram pra cá, participaram ativamente, fizeram perguntas, se emocionaram, choraram aqui no lançamento, porque elas viram a sua própria história sendo contada”, disse. “Trilhas da História é um convite para redescobrir um capítulo significativo do passado, que permanece vivo na memória coletiva dos moradores”, reforçou Cristiano Viana.
Ficha técnica:
Direção: Andréa Lopes e Cristiano Viana
Argumento: Mariah Soares e Andréa Lopes
Roteiro: Cristiano Viana
Produção executiva: Fernanda Veloso
Direção de arte/música: Cristiano Viana
Produção: Ana Cláudia Cardoso e Cris Viana
Pesquisa: Ana Cláudia Cardoso e Ruy Bucar
Direção de fotografia: Elton Abreu
Captação/edição: Elton Abreu, Kaio Dias e Paolo Magalhães
Imagens de Arquivo: Sidney Madalena
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu e Lorena Karlla Mascarenhas
Social Mídia: Ramon Dias e Suyanne Dias
Figuração:
José Fialho Miranda – Zé Japão
Zulmira de Sousa Fialho
Odemar de Sousa
Isac Rodrigues
Bianka Sophia Fialho Paiva
Rykelmy Fialho Paiva Rodrigues
Osmar Martins Pereira
Tarcísio Vória Carvalho
Samara Martins
Whebert Araújo
Flavio Herculano
Tercino Dias Cardoso
Olavo Cardoso Sforsin
Breno Miranda
Benício Pontes Cardoso
Entrevistados:
José Fialho Miranda – Zé Japão
Idalice Ribeiro
Ruy Bucar
Terezinha Ribeiro Damascena
Mário Benício
Noeli Stürmer
Padre Aderso Alves dos Santos
Prof. Júnio Batista do Nascimento
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.