O Ministério Público Eleitoral do Estado do Tocantins, por meio de seu Promotor de Justiça, Mateus Ribeiro dos Reis propôs uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra o médico Nilo Roberto Vieira. Vieira foi escolhido para ser o vice na chapa do candidato a prefeito Patiu em Peixe-TO.
Drº Nilo enfrenta sérias questões legais devido a uma condenação por crime contra a fé pública, especificamente por falsificação de documento público, conforme o artigo 297 do Código Penal.
A sentença imposta ao candidato inclui uma pena de 2 anos, 7 meses e 3 dias de reclusão, inicialmente em regime aberto, além de 30 dias-multa. Embora a punibilidade da pena privativa de liberdade tenha sido declarada extinta após seu cumprimento em 5 de abril de 2024, a execução penal nº 0000919-78.2018.8.27.2734 ainda permanece em vigor devido à pendência do pagamento da multa.
“Mais uma vez tentou enganar a população de Peixe, em 2016, quando insistiu em ser candidato a prefeito, mas teve os votos invalidados pela justiça eleitoral. Após o Patiu perseguir tanto a junção entre Cezinha e vereadora Marsuleide, a justiça retira seu vice. Agora Patiu vai ter que procurar outro nome”, alfinetou liderança política ouvida pelo site CB.
Em 2016, decisão da Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura dos pretensos candidatos pois os mesmos incorria em causas de inelegibilidade, elencadas na Lei da Ficha Limpa.
Em 2016, a Juíza da 20ª Zona Eleitoral, Dra. Cibele Maria Bellezzia indeferiu o registro de candidatura do Sr. Nilo Roberto Vieira, mais conhecido como Dr. Nilo, o qual concorria ao cargo de prefeito da cidade de Peixe – To e de sua esposa Leide Martins Quixaba Vieira, a qual pleiteava a reeleição como vereadora do Municipio de Peixe.
Em sua sentença a Juiza citou o processo o qual o Sr. Nilo Roberto Vieira depositou cheques da Prefeitura Municipal de Peixe, na conta de sua esposa Sra. Leide Martins Quixaba Vieira e de seu filho Adamo, tendo o mesmo de que devolver aso cofres públicos do município de Peixe mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
Pedido de vista ao Ministério Público
A Justiça Eleitoral encaminhou recentemente a documentação referente ao pedido de registro de candidatura do pré-candidato a prefeito Patiu ao Ministério Público (MP) com vistas. O que acendeu outro alerta entre os apoiadores que já estão abalados com a impugnação de Drº Nilo.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.