O Instituto Paraná Pesquisa, contratado pelo Partido Liberal (PL), que tem como candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari, divulgou pesquisa nesta quinta-feira, 24, em que tenta criar um resultado de empate entre Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e a candidata do partido contratante da pesquisa. Somente em Palmas, o PL já gastou quase R$ 200 mil com o Instituto Paraná em pesquisa. E somados os gastos com os demais municípios, o PL já injetou mais de R$ 300 mil reais de dinheiro público na empresa Paraná Pesquisas, visando divulgar os resultados que interessam ao partido.
No primeiro turno, a Paraná Pesquisas errou por muito o resultado das urnas, ao divulgar que Janad Valcari tinha 49,6%, contra 30,7% de Eduardo Siqueira Campos, e apenas 19% de Junior Geo. O que induzia o eleitor a acreditar numa possível vitória da candidata do PL já primeiro turno, fato que não ocorreu.
Lembrando que Janad obteve APENAS 39,22% dos votos válidos e Eduardo Siqueira, 32,42% enquanto Júnior Geo saiu das urnas 27,49%. Resultado oficial bem diferente do previsto pela Paraná Pesquisas. Desta maneira, as pesquisas que mais se aproximaram do resultado real das urnas foram a Veritá, que neste segundo turno é contratada pela FIETO, e a Exata.GO que realiza levantamentos para a Record News e Hits FM.
Pesquisas que acertaram
No primeiro turno, o Instituto Veritá apontou Janad Valcari com 39,3% e Eduardo Siqueira com 32,1%. Em seguida, a Exata.GO que realiza levantamentos para a Record News e Hits FM cravou 38,7% para Janad e 35,9% para Eduardo.
Segundo turno
Neste segundo turno, o Instituto Veritá apresentou Eduardo Siqueira Campos 57,2% e Janad Valcari do PL com 42,8% dos votos válidos, em pesquisa realizada entre os dias 12 e 16 de outubro. A Exata.GO, por sua vez, mostra o cenário da seguinte forma: 55,83% para Eduardo Siqueira Campos (Podemos) 32,25% para Janad Valcari (PL).
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.