No dia 4 de março de 2024, a prefeita de Jaú do Tocantins recebeu o ofício nº 1057/2024/GABPRG-RMF, assinado pelo Procurador da República, Rodrigo Mark Freitas, solicitando esclarecimentos, no prazo de 20 dias, sobre a Notícia de Fato nº 1.36.000.000204/2024-18. A investigação refere-se a possíveis irregularidades no fornecimento de combustíveis ao município, envolvendo contratos com a empresa Auto Posto Jaú do Tocantins LTDA, uma das vencedoras do Pregão 003/2022.
O Auto Posto Jaú do Tocantins LTDA ficou responsável pelo fornecimento de óleo diesel BS500 e diesel S10. No entanto, após uma análise dos pagamentos realizados em 2023, surgiram suspeitas de que o Auto Posto Jaú do Tocantins recebeu valores indevidos. De acordo com a investigação, o valor total pago à empresa foi de R$ 2.202.390,51, um montante que, considerando o preço médio do litro de diesel e os quantitativos licitados, excede em mais de 70 mil litros a quantidade prevista no contrato.
Além das discrepâncias nos pagamentos, a investigação levanta suspeitas de lavagem de dinheiro e ocultação de bens envolvendo o proprietário do Auto Posto, Jonescley Machado de Matos, e seus associados. Sinais de riqueza, como a compra de carros e terras, além de transações financeiras com familiares e amigos próximos, estão sendo investigados. Entre os nomes mencionados estão o cunhado Renato Rodrigues de Araújo e o secretário municipal Ronney Peterson Batista Soares, exonerado pela prefeita Luciene sem prestar esclarecimentos públicos.
A investigação se estende à Secretaria de Fazenda do Estado do Tocantins (SEFAZ-TO) e à Receita Federal para obter notas fiscais e comprovar a real quantidade de combustível fornecida à prefeitura e verificar se houve a emissão de notas fiscais fictícias. O objetivo é cruzar dados de compras e vendas de diesel pelo Auto Posto Jaú do Tocantins e identificar possíveis fraudes nos pagamentos feitos pela administração municipal.
Essas suspeitas colocam em xeque a transparência da gestão municipal e levantam questionamentos sobre os critérios de controle e fiscalização dos gastos públicos em Jaú do Tocantins. A investigação ainda está em andamento, e a população aguarda respostas sobre os fatos que envolvem a administração pública.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.