Com o objetivo de pluralizar o acesso ao cinema, o projeto Cine Quebrada exibirá filmes de forma gratuita, a partir das 18 horas, neste sábado, 24, na Baixada do Aureny III, em Palmas. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a iniciativa recebeu o recurso de R$ 50 mil.
Proposto pela Organização Não Governamental (ONG) Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM), que desenvolve ações e projetos voltados à comunidade, o projeto busca tornar acessível o cinema para coletivos descentralizados de Palmas, para promover a conscientização cidadã sobre direitos humanos a partir de filmes que refletem sobre as questões sociais, culturais e humanas, além do entretenimento gratuito e de qualidade.
A presidente da UPMM, Júlia Albuquerque, explica que “a ideia do Cine Quebrada é usar o material do audiovisual para abordar questões sobre o direito da criança e do adolescente, o direito da juventude, direito da mulher, de uma linguagem por meio da comunidade, da quebrada pela quebrada, e aproximar a nossa comunidade ao direito do acesso ao lazer. Queremos trazer outras realidades e perspectivas de opções de lazer para dentro da comunidade. A gente acredita que projetos como este são de extrema importância para a formação pessoal de cada criança, de cada jovem e da gente”, explica.
As exibições iniciaram neste mês, com uma mostra realizada na Quadra 1.304 Sul. A programação é voltada para todas as idades, com filmes infantis, juvenis e adultos, nos gêneros do drama e da comédia. Filmes como Hair Love e Dúdú e o Lápis Cor da Pele compõem a noite com reflexões acerca dos direitos humanos. A ação ainda contará com uma roda de conversa com especialistas e voluntários da ONG para explorar mais as nuances dos temas.
Sobre a proponente
A Associação de Estudos, Ação Social e Cultura Unidos Por Um Mundo Melhor (UPMM) é um projeto sociocultural que atende, de forma voluntária e por meio de parcerias, cerca de 1.400 crianças e 600 famílias de sete comunidades palmenses, fornecendo roupas, calçados, alimentos e atuando, por meio de ações, para que mais pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho.
Ficha técnica
Direção-geral: Júlia Albuquerque/ ONG Unidos por Um Mundo Melhor.
Produção-executiva e prestação de Contas: Luana Porto e Companhia A Barraca.
Coordenação publicitária: Elton Abreu.
Assistentes de produção: Jady Aline e Débora de Sousa.
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.