Na última semana, ao longo de quatro dias, 04 a 07, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), participou de um intercâmbio promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Prisionais e Penitenciárias (Senappen). O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Administração Prisional do Maranhão (Seap-MA), teve como propósito facilitar a troca de experiências e conhecimentos entre os estados brasileiros. O estado do Maranhão foi o primeiro a ser a sede do evento, em virtude de seu destaque na implementação de políticas prisionais.
Participaram do evento o Secretário Executivo, Hélio Marques, e o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso do Sistema Penal, Dilson Junior, reforçando a colaboração entre instituições estaduais na construção de soluções conjuntas para desafios comuns.
O intercâmbio permitiu a visita à Secretaria de Administração Prisional do Maranhão, onde os participantes puderam conhecer a parte administrativa e as práticas de implementação de trabalho. O foco da visita era apresentar a prevenção por meio da educação, todas as assistências previstas na Lei de Execução Penal, e o atendimento aos egressos, monitorados e custodiados em regime fechado.
Durante as atividades, foram apresentados também os principais projetos em curso no complexo de São Luís, com destaque para as fábricas de blocos e móveis escolares, bem como o trabalho desenvolvido por mulheres no sistema prisional. O modelo de Classificação de Trabalhadores (CTC) utilizado no estado do Maranhão foi discutido, proporcionando orientações sobre vagas de trabalho no sistema prisional.
O secretário executivo, Hélio Marques, ressaltou que o intercâmbio não apenas fortalece a cooperação entre os estados, mas também representa um passo importante na busca por soluções conjuntas para desafios no sistema prisional brasileiro. “Foi uma excelente oportunidade de compartilhar práticas bem-sucedidas e inovadoras ofertadas dentro do Sistema Prisional relacionadas à educação, profissionalização, assistência religiosa, saúde e segurança. A troca de experiências visa aprimorar as políticas prisionais em todo o país, promovendo um sistema mais eficiente, eficaz e humanizado”, concluiu.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.