Por meio da arte da cinzelaria, que consiste na técnica de metalurgia em que um metal maleável é moldado por martelamento no verso para criar um desenho em alto relevo, o projeto Brilho da Nossa Terra foi selecionado na categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). O projeto será exposto em Palmas, capital do Estado, no segundo semestre de 2024, com previsão para os meses de outubro e novembro. A exposição foi contemplada no valor de R$ 30 mil e busca retratar os símbolos tocantinenses, prevendo a doação de uma das peças produzidas ao Hospital do Amor.
Para a ação, cinco ícones que marcam a cultura tocantinense estão sendo confeccionados em painéis de alumínio no ateliê que o proponente contemplado, Anízio Silversmith, criou em sua própria residência. Em comemoração ao aniversário do Tocantins, celebrado em 5 de outubro, o projeto prevê a produção, em alto relevo e cor, de peças que retratam o biscoito Amor Perfeito; o girassol; as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade; as joias produzidas na técnica da filigrana; e a Praça dos Girassóis, localizada em Palmas.
“O propósito desta exposição é mostrar, para as gerações mais novas, como é possível aplicar esta arte de forma muito produtiva em diversos tipos de trabalho. Essa técnica de cinzelagem é muito antiga e envolve a manufatura de metais, mas ultimamente tem sido um pouco perdida, por causa da indústria e da tecnologia. Mesmo assim, ela ainda está resistindo nos ateliês de artistas, designers, joalheiros, em diversas partes do mundo”, afirma o artista Anízio Silversmith.
As peças serão acompanhadas de um catálogo e devem ser expostas ao longo de cerca de dois meses, em espaço público a ser definido. Após a exposição, o projeto ainda prevê a doação de uma peça para o Hospital do Amor. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas via e-mail [email protected], ou pelo telefone (63) 9 9230-3182 e página no Instagram @aniziosilversmith.
Sobre o proponente
Formado em Tecnologia de Gestão de RH, o paulista Anízio Dias dos Santos estuda e produz artes de cinzelamento de pratarias (técnica de acabamento de metais). Com treinamento especializado com mestres de Portugal, Itália e França, o artista executou trabalhos para pratarias conceituadas, como a Galeria das Pratas, Pratel, Pratalux, Leão das Pratas, Saint’James Pratarias e Prataria Santa Rita. Sua performance o conceitua como Mestre Silversmith, por escolas internacionais como Valentin Yotkov, EUA; e II Maestro Acquafresca – Firenze, Itália. Radicou-se em Palmas/TO em 2013 e, atualmente, dedica-se ao projeto Domesticação do Alumínio, utilizando chapas de alumínio e tinta automotiva como base para suas representações artísticas.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.